skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Educacao fisica e o processo de alfabetizacao nas primeiras series do primeiro grau

Ana Cristina Arantes Marieta Lúcia Machado Nicolau

1996

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Educacao fisica e o processo de alfabetizacao nas primeiras series do primeiro grau
  • Autor: Ana Cristina Arantes
  • Marieta Lúcia Machado Nicolau
  • Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL; EDUCAÇÃO FÍSICA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada com 35 criancas da primeira serie com idade variando entre 7 a 8 anos, pertencentes a duas escolas do primeiro grau: uma publica e outra privada. O objetivo deste estudo foi o de investigar as possiveis contribuicoes da educacao fisica para a aquisicao do conhecimento e das habilidades requeridas no processo de alfabetizacao. O foco de investigacao consistiu na observacao da pratica da educacao fisica, a fim de verificar se os professores implementavam de forma interdisciplinar, os conteudos de lingua portuguesa, matematica, ciencias e programas de saude, estudos sociais e educacao artistica. Baseando-nos na teoria de diversos autores consagrados, partimos do pressuposto de que a aprendizagem depende da convergencia de inumeros fatores, tais como os aspectos fisicos, psiquicos, afetivos e cognitivos. Por isso, conferir um enfoque interdisciplinar ao ensino revelou-se uma condicao importante para a aprendizagem que visa a favorecer o desenvolvimento global do aluno. Embora o referido enfoque seja algo relevante ao processo ensino-aprendizagem este estudo revela que, em ambas as escolas, os conteudos nao receberam um tratamento interdisciplinar. Alem das observacoes das analises, procuramos oferecer algumas sugestoes capazes de viabilizar a pratica interdisciplinar no ensino de primeiro grau
  • Data de criação/publicação: 1996
  • Formato: 334p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.