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Crianças e alunos em sala de aula: a circulação do debate sobre métodos de ensino em Portugal e no Brasil (1930-1940)
Marangon, Ana Carolina Rodrigues
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2011-01-10
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Título:
Crianças e alunos em sala de aula: a circulação do debate sobre métodos de ensino em Portugal e no Brasil (1930-1940)
Autor:
Marangon, Ana Carolina Rodrigues
Orientador:
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Assuntos:
Métodos De Ensino
;
Criança
;
Revista Escola Portuguesa
;
Escola Nova
;
Revista Educação
;
New School
;
Child
;
Escola Portuguesa (A Portuguese Journal)
;
Educação (A Brazilian Journal)
;
Teaching Methods
Descrição:
A presente tese procurou compreender algumas dimensões comparativas acerca do debate pedagógico em Portugal e no Brasil, entre os anos de 1930 e 1940, tal como eram representadas em revistas pedagógicas as imagens da educação. Nesse sentido, procurou-se trabalhar, em termos analíticos, conceitos como os de infância; métodos de ensino; concepções de aprendizado; e o papel social da escola. O trabalho estudou dois periódicos especializados em educação, quais sejam: Educação e Escola Portuguesa. A hipótese da pesquisa pautou-se na possível existência de correlações entre os discursos pedagógicos brasileiro e português, oriundos da divulgação internacional dos ideais da Escola Nova. O objetivo da pesquisa foi compreender a função da escola, a divulgação dos métodos de ensino, o papel do professor e o lugar ocupado pela criança, no Brasil e em Portugal, entre os anos de 1930-1940. De modo geral, parece claro que, apesar das muitas particularidades locais, os ideais e princípios da Educação Nova circularam e foram diferentemente apropriados, adequando-se à realidade política de cada país.
DOI:
10.11606/T.48.2011.tde-07042011-150351
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2011-01-10
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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