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Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos

Issa Junior, Eduardo Neder

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2004-10-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comportamento do consumidor de baixa renda: um estudo sobre o processo de compra de preservativos
  • Autor: Issa Junior, Eduardo Neder
  • Orientador: Ikeda, Ana Akemi
  • Assuntos: Classe Baixa; Comportamento Do Consumidor; Dispositivos Anticoncepcionais; Consumer Behavior; Contraceptive Devices; Low Income Class
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo versa sobre o comportamento de um grupo específico de consumidores brasileiros, classificados como de baixa renda, e busca avaliar como se dá o processo de tomada de decisão na compra de preservativos. Basicamente dois fatores justificam a importância do tema: o primeiro é o fato de que um dos segmentos que mais têm sido afetados pelo aumento da incidência da Aids é a população de baixa renda; o segundo, é a constatação de que crescem as taxas de fecundidade entre mulheres dessa mesma classe. As conseqüências socioeconômicas desses fatos podem ser graves. O uso de métodos contraceptivos e de prevenção contra a doença parece ser, portanto, o caminho para se amenizar o problema. O preservativo tem papel de destaque nessa luta. Tendo isso em vista, o trabalho procura lançar luz à compreensão do perfil das classes populares, seus estilos de vida e de compra, dando foco ao produto preservativo. A revisão da literatura trata da teoria do comportamento do consumidor, associando-a a estudos sobre hábitos de uso do preservativo e a considerações sobre atributos do mesmo. A pesquisa de campo procura identificar quais atributos do preservativo são considerados mais importantes pelos consumidores de baixa renda e qual o peso relativo dessa importância. Para tanto, faz uso de um estudo exploratório-descritivo, apoiado no método de análise da Conjoint Analysis, próprio para avaliação relativa entre atributos. Os principais resultados apresentados mostram que esses consumidores consideram fortemente a importância da marca e do preço, mas não desprezam fatores como formato e textura. Para concluir, as considerações finais destacam que os resultados apresentados sugerem oportunidades de ações de marketing que chamem a atenção dos atributos identificados como de maior importância relativa e permitam o maior acesso do indivíduo de baixa renda ao preservativo.
  • DOI: 10.11606/D.12.2004.tde-22042008-004526
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2004-10-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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