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Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual: uma revisão integrativa da literatura

Carvalho, Pedro Henrique Silva ; Bagarollo, Maria Fernanda ; Montilha, Rita de Cássia Ietto

Audiology - Communication Research, 2023-05, Vol.28 [Periódico revisado por pares]

Academia Brasileira de Audiologia

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Citações Citado por
  • Título:
    Avaliação da linguagem oral de crianças com deficiência visual: uma revisão integrativa da literatura
  • Autor: Carvalho, Pedro Henrique Silva ; Bagarollo, Maria Fernanda ; Montilha, Rita de Cássia Ietto
  • Assuntos: AUDIOLOGY & SPEECH-LANGUAGE PATHOLOGY ; Fonoaudiologia ; Linguagem ; Linguagem infantil ; REHABILITATION ; Testes de linguagem ; Transtornos da visão
  • É parte de: Audiology - Communication Research, 2023-05, Vol.28
  • Descrição: RESUMO Objetivo revisar a literatura nacional e internacional a respeito dos instrumentos, métodos e técnicas para avaliação de linguagem de crianças com deficiência visual. Estratégia de pesquisa foram realizadas buscas nas bases BVS, PubMed e Scopus, utilizando-se os descritores transtornos da visão, linguagem infantil, baixa visão, cegueira, fonoaudiologia e reabilitação. Critérios de seleção artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos idiomas inglês, espanhol e português. Trabalhos indisponíveis para leitura, com amostra composta por não crianças, não pertencentes ao assunto abordado, ou que mencionassem deficiências sensoriais associadas à visual, foram excluídos. Foram também excluídos os artigos que versassem sobre intervenção, salvo os que também abordassem a avaliação. As referências dos artigos lidos na íntegra foram selecionadas de acordo com esses critérios. Analisaram-se os instrumentos/métodos/técnicas de avaliação propostos, os objetivos dos estudos, sua amostra e principais resultados obtidos. Resultados foram recuperados 157 artigos, dos quais, selecionaram-se, a partir dos critérios de exclusão, 6 para leitura integral, e mais 6 obtidos de suas referências, totalizando 12 artigos. Sete trabalhos foram realizados com crianças pré-escolares e cegas e os instrumentos/métodos/técnicas de avaliação foram variados, contemplando desde avaliações de níveis linguísticos específicos, até habilidades sociocomunicativas. Os objetivos dos estudos relacionaram-se à comparação entre o desenvolvimento da criança com deficiência visual e vidente. Conclusão a revisão trouxe contribuições para pensar a avaliação da linguagem de crianças com deficiência visual, como a utilização dos sentidos remanescentes; nenhum estudo apresentou instrumento para avaliação de níveis da linguagem em crianças escolares com deficiência visual.
  • Editor: Academia Brasileira de Audiologia
  • Idioma: Português;Inglês

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