skip to main content

Produção de PHA em Aeromonas isoladas de lodo de esgoto

T. S. Matsuda Luiziana Ferreira da Silva; José Gregório Cabrera Gomez; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Produção de PHA em Aeromonas isoladas de lodo de esgoto
  • Autor: T. S. Matsuda
  • Luiziana Ferreira da Silva; José Gregório Cabrera Gomez; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)
  • Assuntos: MICROBIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008
  • Descrição: Objetivo: Polihidroxialcanoatos (PHA) são poliésteres sintetizados e acumulados na forma de grânulos de reserva de carbono e energia por diversas bactérias. Recentemente, copolímeros contendo ácido 3-hidroxibutírico (3HB) como principal constituinte e 3-hidroxialcanoatos de cadeia média (3HAMCL - C6 a C14) tem despertado especial interesse pois apresentam propriedades muito semelhantes ao polietileno de baixa densidade. Alguns trabalhos têm demonstrado que espécies do gênero Aeromonas são capazes de produzir poli-3-hidroxibutirato-co-3-hidroxihexanoato (P3HB-co-3HHx) a partir de óleos vegetais ou ácidos graxos. O objetivo deste trabalho foi analisar a produção de (P3HB-co-3HHx) em Aeromonas isoladas de lodo de esgoto.Métodos e Resultados: As linhagens bacterianas utilizadas neste estudo foram isoladas após o enriquecimento de amostra de lodo ativado por 18-24 horas em água peptonada que foram diluídos e depois espalhados em placas de ágar, seguido do isolamento em meio de cultura GSP Agar, após cultivo a 30 ºC por 2-5 dias. Os isolados foram avaliados com relação à produção de PHA a partir de óleo de soja. A partir de um dos isolado está sendo construída uma biblioteca genômica no vetor pBBR1MCS-5 e pretende-se clonar fragmento de DNA o gene que codifica a PHA sintase com base em sua capacidade de restabelecer o acúmulo de PHA em mutantes de Ralstonia eutropha. Conclusão: - Seis isolados (TSM18, TSM19, TSM20, TSM21, TSM26 e TSM29)
    apresentaram a capacidade de produzir PHA contendo 3HB e 3HHx. O teor de PHA acumulado variou entre 2,1 e 6,18% da massa seca celular. A fração molar de 3HHx no polímero variou entre 13,01 e 17,11 mol%. Alguns dos isolados, não produziram o copolímero P3HB-co-3HHx, mas apresentaram produção de PHAMCL correspondendo entre 30 e 40% da massa seca celular. Resultados de acúmulo semelhantes a estes foram obtidos por Pseudomonas putida IPT 046 quando cultivada em diferentes óleos vegetais.
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: pôster 62 (MICROBIOLOGIA).
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.