skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Contextualização histórica da Lei de Hubble em livros didáticos de Física do PNLD 2018

Ana Maria Bojarski ; Karlinne Lisandra Devegili ; Ivani Teresinha Lawall

Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2023-07, Vol.14 (3), p.1-25

Universidade Cruzeiro do Sul, Ensino de Ciências e Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Contextualização histórica da Lei de Hubble em livros didáticos de Física do PNLD 2018
  • Autor: Ana Maria Bojarski ; Karlinne Lisandra Devegili ; Ivani Teresinha Lawall
  • Assuntos: física moderna e contemporânea ; história da ciência ; lei de hubble ; livro didático ; pnld
  • É parte de: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2023-07, Vol.14 (3), p.1-25
  • Descrição: O presente trabalho tem por objetivo identificar como os aspectos históricos e a construção do conhecimento físico sobre o tema Lei de Hubble são apresentados nos Livros Didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) de 2018. Como instrumento de análise, foi utilizado um recorte da ferramenta proposta por Tacla e outros autores. Das coleções aprovadas, analisaram-se as seis que apresentam os conceitos sobre a Lei de Hubble. Nessas coleções, foi possível perceber que as questões históricas são introdutórias ao estudo do assunto, indicando apenas o cientista e a Lei. Em geral, não motivam os estudantes em aulas mais reflexivas, na compreensão de dogma, sistema de crença, racionalidade científica e valorizar os aspectos internos do trabalho científico.
  • Editor: Universidade Cruzeiro do Sul, Ensino de Ciências e Matemática
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.