skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Atividades problematizadoras e a contextualização no planejamento pedagógico um "site" para promover a reflexão dos professores

José Paulo Gircoreano Jesuina Lopes de Almeida Pacca; Simpósio Nacional de Ensino de Física ( Manaus, Amazonas 2011, 19. )

Manaus SBF 2011

Acesso online

  • Título:
    Atividades problematizadoras e a contextualização no planejamento pedagógico um "site" para promover a reflexão dos professores
  • Autor: José Paulo Gircoreano
  • Jesuina Lopes de Almeida Pacca; Simpósio Nacional de Ensino de Física ( Manaus, Amazonas 2011, 19. )
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PEDAGOGIA
  • Descrição: A formação de professores, inicial e, em especial, a continuada, tem sido foco de atenção e alvo de diversas pesquisas e projetos. Esses trabalhos visam, em geral, suprir deficiências conceituais e pedagógicas dos docentes e a atualização dos seus conhecimentos. A internet se apresenta como um meio de comunicação capaz de alcançar um número elevado de pessoas e, através de diversos “sites”, já se oferecem vários tipos de materiais, sejam cursos, textos, sugestões de experimentos, simulações computacionais, etc., com o objetivo de instrumentalizar o professor e contribuir para a melhoria do seu trabalho. O projeto Lumini, ligado à Fapesp e ao Instituto de Física da Usp, apresenta-se nesse cenário com uma proposta diferenciada: disponibilizar um site cujo conteúdo, organizado e apresentado de forma contextualizada, é elaborado por professores de Ensino Médio da rede pública. Os materiais apresentados são de diversas naturezas, incluindo sugestões de atividades e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, procura-se oferecer aos professores “participantes virtuais” (visitantes “online”), trabalhos significativos e que possam ser relacionados à sua própria realidade, conforme suas necessidades; para os professores do grupo de pesquisa, as atividades que realizam e o preparo de tais trabalhos para serem comunicados através do “site” favorecem a construção da consciência do professor sobre seu trabalho, uma “consciência didática”. O objetivo deste trabalho é apresentar uma sucinta descrição das atividades desenvolvidas para construção do site e destacar o potencial de desenvolvimento da capacidade reflexiva do professor ao preparar esse material para comunicação.
  • Editor: Manaus SBF
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 1 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.