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A biologia educacional nas escolas normais paulistas uma disciplina da eficiência física e mental

Luciana Maria Viviani Belmira Oliveira Bueno

Revista portuguesa de educação Braga v. 19, n. 1, p. 43-65, 2006

Braga 2006

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  • Título:
    A biologia educacional nas escolas normais paulistas uma disciplina da eficiência física e mental
  • Autor: Luciana Maria Viviani
  • Belmira Oliveira Bueno
  • Assuntos: BIOLOGIA (ESTUDO E ENSINO) -- 1933 à 1970; HISTORIA DA EDUCAÇÃO -- SÃO PAULO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES -- SÃO PAULO
  • É parte de: Revista portuguesa de educação Braga v. 19, n. 1, p. 43-65, 2006
  • Descrição: Este artigo trata da história da Biologia Educacional no currículo das Escolas Normais de São Paulo, entre 1933 e 1970. A pesquisa fundamenta-se em ampla documentação arquivística, planos e programas de ensino, manuais didáticos e depoimentos de antigos professores. São levados em conta os projetos de renovação educacional em curso a partir dos anos 1920, cujas propostas produziram determinadas necessidades para a formação de professores. O texto examina três momentos da história da disciplina - os períodos de inserção no currículo, de estabilidade e de declínio - focalizando-se especialmente as formas de organização dos conteúdos escolares construídas por meio do binômio hereditariedade-meio. Conclui-se que a Biologia Educacional assentava-se na idéia de que os educadores deveriam atuar de modo duplamente produtivo: de um lado, para conduzir os alunos à máxima eficiência física e mental; de outro, na construção de perfis ideais para a conduta social de crianças, mulheres e professoras
  • Editor: Braga
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: p. 43-65.
  • Idioma: Português

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