skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Culturas escolares estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX)

Diana Gonçalves Vidal 1960-

2004

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 379.33(81+44) V648c )(Acessar)

  • Título:
    Culturas escolares estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX)
  • Autor: Diana Gonçalves Vidal 1960-
  • Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL -- BRASIL FRANÇA; ENSINO PÚBLICO -- BRASIL FRANÇA; LEITURA -- BRASIL FRANÇA; ESCRITA -- BRASIL FRANÇA; HISTORIA DA EDUCAÇÃO -- BRASIL FRANÇA; EDUCAÇÃO COMPARADA
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: O presente estudo é resultado de investigações realizadas em bibliotecas e arquivos brasileiroas e franceses e tem por objetivo dicutir a constituição das práticas escolares de leitura e escrita no Brasil e na França no final do século XIX. Parte da afirmação, encontrada em publicações das últimas décadas do oitocentos sobre a similitude dos sistemas educativos, acenando para a difusão de uma mesma forma escolar primária nos dois lados do Atlântico, fruto da circulação de pessoas e modelos culturais. Constroe-se pela interrogação acerca das diferenças na implantação das escolas primárias nos dois países com atenção aos aspectos específicos de cada realidade social e histórica, ) almejando iluminar matizes que revelam a diversidade das culturas escolares. Está dividido em três capítulos. No primeiro, explora as categorias de análise utilizadas na elaboração do texto. Cultura escolar, forma escolar, gramática da escola e práticas escolares são alguns dos conceitos abordados. No segundo, debruça-se sobre o livro escolar Contos Infantis, de Julia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira, cotejando as traduções efetuadas aos originais dos poemas de Louis Ratisbonne, presente em La Comédie Enfantine. No terceiro capítulo, discorre sobre o fracasso de uma inovação pedagógica. Para tanto, examina a proposta de ensino da estenografia na escola primária
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 150 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.