skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Culturas escolares estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX)
Diana Gonçalves Vidal 1960-
2004
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(T 379.33(81+44) V648c )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Culturas escolares estudo sobre práticas de leitura e escrita na escola pública primária (Brasil e França, final do século XIX)
Autor:
Diana Gonçalves Vidal 1960-
Assuntos:
ENSINO FUNDAMENTAL -- BRASIL FRANÇA
;
ENSINO PÚBLICO -- BRASIL FRANÇA
;
LEITURA -- BRASIL FRANÇA
;
ESCRITA -- BRASIL FRANÇA
;
HISTORIA DA EDUCAÇÃO -- BRASIL FRANÇA
;
EDUCAÇÃO COMPARADA
Notas:
Tese (Livre Docência)
Descrição:
O presente estudo é resultado de investigações realizadas em bibliotecas e arquivos brasileiroas e franceses e tem por objetivo dicutir a constituição das práticas escolares de leitura e escrita no Brasil e na França no final do século XIX. Parte da afirmação, encontrada em publicações das últimas décadas do oitocentos sobre a similitude dos sistemas educativos, acenando para a difusão de uma mesma forma escolar primária nos dois lados do Atlântico, fruto da circulação de pessoas e modelos culturais. Constroe-se pela interrogação acerca das diferenças na implantação das escolas primárias nos dois países com atenção aos aspectos específicos de cada realidade social e histórica, ) almejando iluminar matizes que revelam a diversidade das culturas escolares. Está dividido em três capítulos. No primeiro, explora as categorias de análise utilizadas na elaboração do texto. Cultura escolar, forma escolar, gramática da escola e práticas escolares são alguns dos conceitos abordados. No segundo, debruça-se sobre o livro escolar Contos Infantis, de Julia Lopes de Almeida e Adelina Lopes Vieira, cotejando as traduções efetuadas aos originais dos poemas de Louis Ratisbonne, presente em La Comédie Enfantine. No terceiro capítulo, discorre sobre o fracasso de uma inovação pedagógica. Para tanto, examina a proposta de ensino da estenografia na escola primária
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
150 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript