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Educação em saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental a experiência da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo [resumo]

Paulo André da Silva Alberto Olavo Advíncula Reis; Paulo Rogério Gallo; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)

Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006

Rio de Janeiro 2006

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CD107 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Educação em saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental a experiência da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo [resumo]
  • Autor: Paulo André da Silva
  • Alberto Olavo Advíncula Reis; Paulo Rogério Gallo; Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (8. 2006 Rio de Janeiro)
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ESCOLAS; ESTUDANTES; ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO MÉDIO
  • É parte de: Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro n. esp., 2006
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Educação em Saúde para crianças de uma escola pública de ensino fundamental: A experiência da Escola de Saude Pública da Universidade de São Paulo Educação em Saúde parece ser o aprendizado das opções. Dar ao indivíduo e à comunidade os critérios para escolher entre as alternativas possíveis e tomar decisões mais saudáveis para seu próprio bem-estar pode ser uma das funções da educação formal num sistema educacional. Todas as pessoas têm um potencial para mudanças de comportamento e estilos de vida, desde que compreendam as razões e os benefícios dessas mudanças, e através desse olhar, buscamos informações que dessem a diretriz da seguinte pesquisa que teve como objetivo avaliar a formação em saúde dos alunos e alunas de 1ª a 4ª séries de ensino fundamental de uma escola pública em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa 16 professoras, a diretora da escola, 2 secretários e 400 crianças matriculadas. Para a realização foram elaboradas duas etapas: a primeira de entrevistas e a segunda de jogos de associação livre em forma de dinâmica de grupo com a seguinte questão de base: Como a saúde pode ser representada para você?, tanto para professoras e funcionários bem como para as crianças. As respostas foram registradas por desenhos, colagens de recortes de revistas, e frases sobre o tema. Através da analise discursiva das representações sociais foi possível emergir que tanto professoras, funcionários e crianças compreendiam saúde como homeostase, e doença como antônimo de saúde
    Em sua maioria, as informações que contribuíram para a construção do conceito saúde são oriundas da mídia televisiva, seguida da impressa e dos relatos orais familiares, que retratam a cultura local. Concluímos que a concepção de saúde ensinada na escola da rede pública pesquisada não contribui de maneira significativa para formação de pessoas críticas sobre o tema, e que a reprodução de falas de senso comum torna-se pratica social. Palavras Chaves: educação, saúde, prevenção
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

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