skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT; EL PEQUEÑO SIMILAR EN CUESTIÓN: LO QUE LOS BEBÉS Y LOS NIÑOS PEQUEÑOS PUEDEN HACER POR SUS PARES SEMEJANTES EN LA CONSTITUCIÓN Y EL DESARROLLO PSÍQUICOS; O pequeno semelhante em questão: o que bebês e crianças pequenas podem fazer pelos seus pares semelhantes na constituição psíquica e no desenvolvimento.

Kazahaya, Daniel

Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 1 (2017); 83-99

Universidade de São Paulo 2017-07-12

Acesso online

  • Título:
    TODDLERS IN QUESTION: WHAT BABIES AND YOUNG CHILDREN CAN DO FOR THEIR SIMILAR PEERS IN THE PSYCHIC CONSTITU- TION AND DEVELOPMENT; EL PEQUEÑO SIMILAR EN CUESTIÓN: LO QUE LOS BEBÉS Y LOS NIÑOS PEQUEÑOS PUEDEN HACER POR SUS PARES SEMEJANTES EN LA CONSTITUCIÓN Y EL DESARROLLO PSÍQUICOS; O pequeno semelhante em questão: o que bebês e crianças pequenas podem fazer pelos seus pares semelhantes na constituição psíquica e no desenvolvimento.
  • Autor: Kazahaya, Daniel
  • Assuntos: Psicanálise Da Criança; Desenvolvimento Huma- No; Bebês; Criança; Constituição Psíquica; Psychoanalysis Of Children; Human Development; Babies; Child; Psychic Constitution; Psicoanálisis Del Niño; Desarrollo Humano Similar; Bebés; Niño; Constitución Psíquica
  • É parte de: Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 22 No 1 (2017); 83-99
  • Descrição: Investigam-se as interações entre bebês e crianças pequenas apontando as possibilidades de participação na constituição psíquica e no desenvolvimento. Esses sujeitos foram denominados “pequenos semelhantes” e definidos em termos constitucionais. Foi realizada uma revisão bibliográfica da teoria psicanalítica embasada em três principais autores: Freud, Lacan e Winnicott. Esta revisão foi confrontada com dados de observação da psicologia do desenvolvimento. Conclui-se que os pequenos semelhantes interagem e formam organizações pré-grupais e grupais marcadas pela identificação, agressividade e cooperação, além de ter participação única e diferencial na constituição psíquica e no desenvolvimento, melhor definida como a gênese dos sentimentos sociais. 
    This paper investigates the interactions between babies and young children indicating the possibilities of a participation in psychic constitution and development. These subjects were named “similar toddlers” and defined in constitutional terms. A literature review of psychoanalytic theory was performed, based on three main authors: Freud, Lacan, and Winnicott. This review was confronted with observation data of developmental psychology. We conclude that similar toddlers interact and form pre-group and group organizations marked by identification, aggression, and cooperation, as well as having a unique and differential participation in the psychic constitution and development, better defined as the genesis of social feelings. 
    Se investigan las interacciones entre los bebés y los niños que precisan las posibilidades de una participación en la constitución y el desarrollo psíquicos. Estos chicos fueron nombrados pequeño semejante y definidos desde términos constitucionales. Se hizo una revisión de la literatura sobre la teoría psicoanalítica en tres autores principales: Freud, Lacan y Winnicott. Esta opinión fue confrontada con la observación de los datos de la psicología del desarrollo. Concluimos que los pequeños semejantes forman organizaciones pregrupales y grupales marcados por la identificación, la agresión y la cooperación, así como tiene una participación singular y diferenciada en la constitución y el desarrollo psíquico que mejor define como la génesis de los sentimientos sociales. 
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/125495/129956
  • Editor: Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017-07-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.