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Orientação educacional do paciente hipertenso: efeito sobre a adesão ao tratamento

Mori, Ana Luiza Pereira Moreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas 2002-11-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Orientação educacional do paciente hipertenso: efeito sobre a adesão ao tratamento
  • Autor: Mori, Ana Luiza Pereira Moreira
  • Orientador: Storpirtis, Silvia
  • Assuntos: Adesão Ao Tratamento; Hipertensão Arterial; Hipertensão (Tratamento); Farmácia Clínica; Educação Ao Paciente; Doenças Cardiovasculares; Clinical Pharmacy; Cardiovascular Diseases; Adherence To Treatment; Hypertension; Hypertension (Treatment); Patient Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A hipertensão arterial é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento constante da pressão sangüínea acima da normalidade (140 mmHg para a sistólica e 90 mmHg para a diastólica). Tem alta prevalência, em geral assintomática e é determinada por diversos fatores como raça, hereditariedade, idade e hábitos de vida relacionados à alimentação e à prática de exercícios físicos. É um dos maiores fatores de risco de morbidade e mortalidade cardiovasculares no mundo todo, causando além dos sérios problemas relativos à saúde, alto custo social. A falta de adesão às recomendações que são dadas aos pacientes é uma das causas do insucesso no tratamento dos indivíduos hipertensos, tornando-se um problema de saúde pública, encontrado em países do mundo todo. Por ser a hipertensão arterial uma doença assintomática é mais difícil motivar seu tratamento. Para isso, é fundamental a prática de uma sistemática contínua de orientação ao paciente pela equipe de saúde. O presente trabalho teve como objetivo estudar a repercussão de um programa educacional para melhorar a adesão do paciente ao tratamento. Foi aplicado pelo farmacêutico e comparado a um grupo controle, em pacientes atendidos pelo ambulatório de hipertensão do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, através de palestras e orientação individualizada. Os resultados foram avaliados por meio de questionário, dosagens de sódio e potássio urinário, controle de pressão arterial, peso corpóreo, medidas de circunferência de cintura e quadris e de exames bioquímicos laboratoriais, entre outras variáveis. Verificou-se que os pacientes do grupo experimental apresentaram maior redução da pressão arterial sistólica e diastólica, do nível sé rico de triacil-gliceróis e da relação entre cintura/quadril, além de apresentarem aumento da excreção urinária de potássio em volume de 24 horas e da porcentagem de acertos em questionários referentes a aspectos gerais sobre hipertensão arterial, em relação aos pacientes do grupo controle. Tais resultados indicam aumento de adesão ao tratamento, mediante o processo educativo oferecido ao grupo experimental.
  • DOI: 10.11606/T.9.2002.tde-13022015-110818
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas
  • Data de criação/publicação: 2002-11-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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