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A Petrobrás nas teias da corrupção: mecanismos discursivos da mídia brasileira na cobertura da Operação Lava Jato; Petrobras in the webs of corruption: discursive mechanisms in the Lava Jato investigation covered by the Brazilian media

Medeiros, Cintia Rodrigues De Oliveira; Silveira, Rafael Alcadipani Da

Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 11 No. 31 (2017); 11-20

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2018-01-31

Acesso online

  • Título:
    A Petrobrás nas teias da corrupção: mecanismos discursivos da mídia brasileira na cobertura da Operação Lava Jato; Petrobras in the webs of corruption: discursive mechanisms in the Lava Jato investigation covered by the Brazilian media
  • Autor: Medeiros, Cintia Rodrigues De Oliveira; Silveira, Rafael Alcadipani Da
  • Assuntos: Corruption. Media. Car Wash. Petrobrás; Corrupção. Mídia. Lava Jato. Petrobrás
  • É parte de: Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 11 No. 31 (2017); 11-20
  • Descrição: Nesse artigo, nosso objetivo é explorar a construção e o delineamento de escândalos de corrupção pela mídia no caso da Operação Lava Jato, que tornaram a Petrobrás protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil. Nossa análise foi feita na cobertura dada, na versão online, de duas publicações brasileiras (Folha de S.Paulo e Revista Veja) em uma grounded theory na vertente construtivista. Como resultados, analisamos o caso estudado em quatro elementos da teoria dos escândalos, e identificamos dois mecanismos discursivos utilizados pela mídia analisada. O primeiro desses mecanismos atua na dimensão do evento, colocando inicialmente a Petrobrás no centro do escândalo, e o outro configura a natureza política do mesmo. Propõe-se que a mídia articula discursos de modo a construir sentidos.
    In this paper, our objective is to explore the discursive mechanisms of online media in Lava Jato investigation that have made Petrobrás the protagonist of one of the biggest corruption scandals in Brazil. Our analysis is based on the media coverage of two national publications (Folha de S.Paulo and Veja Magazine), in a grounded theory in a constructivist perspective. As results, we analyze the case studied in four elements of the theory of scandals and we identify two discursive mechanisms used by the analyzed media. One that acts in the dimension of the event, initially placing Petrobrás at the center of the scandal, and the other that constitutes its political nature. It is proposed that the media articulate discourses in order to construct meanings.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/134817/137762; https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/134817/147344; https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/134817/150848
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2018-01-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

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