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O efeito da família sobre o desempenho educacional da criança: uma análise do ensino fundamental brasileiro

Aquino, Juliana Maria De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2008-02-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O efeito da família sobre o desempenho educacional da criança: uma análise do ensino fundamental brasileiro
  • Autor: Aquino, Juliana Maria De
  • Orientador: Pazello, Elaine Toldo
  • Assuntos: Características Familiares; Desempenho Escolar; Trabalho Materno; Family Effects; Learning Performance; Maternal Labor
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nos últimos anos a educação tem sido alvo de muitos estudos, o que provavelmente reflete a sua grande importância no contexto de uma nação. A análise da questão educacional geralmente abrange dois aspectos: o atendimento escolar e a qualidade do ensino. No que tange à inclusão escolar no Brasil, sabe-se que essa variável teve sucesso durante a última década, entretanto, com relação à qualidade de ensino o mesmo não pode ser dito. O objetivo desta pesquisa é analisar os determinantes do desempenho escolar das crianças brasileiras, tendo como foco principal a família. A abordagem do papel da família será realizada a partir de dois ensaios: análise do impacto da participação materna no mercado de trabalho sobre o desempenho educacional da criança e avaliação do papel exercido pela família em auxiliar a criança nas atividades escolares. O primeiro estudo utilizará os dados de duas sub-amostras da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), dos anos de 1986 a 1995 e de 2002 a 2006. Já na segunda abordagem, serão utilizados os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do ano de 2005, nos quais será analisado o desempenho dos estudantes das quartas séries do ensino fundamental. Em geral, os resultados indicaram evidências da relevância dos fatores familiares para os bons resultados escolares da criança, tanto pelo efeito negativo do trabalho materno como pelo efeito positivo de algumas variáveis de investimento e de interação familiar.
  • DOI: 10.11606/D.96.2008.tde-28042008-163614
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2008-02-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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