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O conhecimento tácito e os impeditivos emocionais no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras

Avelino, Luciara Batista

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-02-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O conhecimento tácito e os impeditivos emocionais no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras
  • Autor: Avelino, Luciara Batista
  • Orientador: Machado, Nilson Jose
  • Assuntos: Bloqueios Emocionais Na Aprendizagem; Conhecimento Tácito; Ensino De Línguas Estrangeiras; Teomania. Inconscientização; Blocages Émotionnels Dans L'Apprentissage; Connaissances Tacites; Enseignement Des Langues Étrangères; Inconscientisation; Théomanie
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa de mestrado pretende demonstrar uma nova concepção de conhecimento e a interferência dos fatores emocionais no processo de ensino/aprendizagem; traça, como objetivo principal, apresentar a dinâmica proposta por Polanyi sobre os princípios envolvidos na síntese (objetiva + subjetiva) do conhecimento e os fatores emocionais (complexo de inferioridade e megalomania/teomania) que bloqueiam o aprendizado - sobretudo de línguas estrangeiras. Para cumprir o que se propõe, explicita a proposta de Michael Polanyi, que propõe a transcendência da dicotomia do objetivo/subjetivo, mostrando a importância de se trabalhar com os aspectos subjetivos no contexto educacional. Sua abordagem elucida que sabemos muito mais do que podemos relatar (We know more than we can tell) e sintetiza que todo conhecimento é pessoal e que não pode ser descrito, mas que combinado com o mundo explícito, gera genuínas paixões intelectuais. Foi possível verificar que a proposta de Polanyi fornece ferramentas para a compreensão dos impedimentos sobretudo emocionais da articulação do saber tácito com o explícito na incorporação de novos conhecimentos chamada por ele de Indwelling. Também foi possível elucidar algumas das motivações de comportamentos obstaculizantes, a partir da discussão do Complexo de Inferioridade (1977), de Alfred Adler, e da Teomania (1980), de Norberto Keppe. Finalmente verifica-se que muitas das razões, motivações e intenções de um indivíduo podem estar frequentemente fora do seu campo de visão consciente, podendo levá-lo a atitudes e ações inconscientizadas, as quais o prejudicam até mesmo na aprendizagem de línguas estrangeiras. Sendo essencial conhecer aquilo que impede o próprio conhecimento, torna-se possível a sustentação do discurso de emoção voltado para pensar as interações em sala de aula.
  • DOI: 10.11606/D.48.2019.tde-15042019-164501
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-02-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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