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Pensando com Winnicott sobre alguns aspectos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem; Thinking with Winnicott on Some Important Aspects of the Process of Teaching and Learning.

Freller, Cintia Copit

Psicologia USP; v. 10 n. 2 (1999); 189-203

Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia 1999-01-01

Acesso online

  • Título:
    Pensando com Winnicott sobre alguns aspectos relevantes ao processo de ensino e aprendizagem; Thinking with Winnicott on Some Important Aspects of the Process of Teaching and Learning.
  • Autor: Freller, Cintia Copit
  • Assuntos: Interação Professor-Aluno. Fracasso Escolar. Aprendizagem. Criatividade. Ensino Público. Crianças. Winnicott; Donald W; Teacher Student Interaction. Academic Failure. Learning. Creativity. Public School Education. Children. Winnicott; Donald; W
  • É parte de: Psicologia USP; v. 10 n. 2 (1999); 189-203
  • Descrição: Os mecanismos sociais e as práticas educativas produtoras das dificuldades escolares enfrentadas por crianças pobres no Brasil têm sido minuciosamente estudados nas últimas décadas. A partir de observações de cenas escolares e de entrevistas com professores notamos um crescente processo de “coisificação ” do professor e do aluno. Quando estes estão destituídos do que lhes é mais pessoal e significativo como seu estilo, ritmo e valores, participam do ritual educativo de forma mecânica, repetitiva e submissa. Refletimos sobre o papel do psicólogo enquanto profissional que pode resgatar, reconhecer e valorizar o indivíduo humano, sua necessidade de se comunicar (ensinar e aprender) e seu potencial para isso, participando da recriação da cultura escolar de forma inovadora e singular.
    The social mechanisms and the educational practices that lead to school failure have been thoroughly studied in the last decades. Observing schools and interviewing teachers we realized a growing “thing-ification” of the teacher and the student. When they are deprived from what is more personal and meaningful as their style, rythm and values, they take part in the educative process in a mechanical, repetitive and submissive way. We reflect upon the phychologist role as a professional who can rescue, recognize and valorize the individual, his/her communication needes (teach and learn) and his/her potential to it, being part of the re-creation of the school culture in a creative and singular way.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/108069/106416
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 1999-01-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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