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A dialética da composição musical em Theodor W. Adorno

Baggio, Igor

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2015-04-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A dialética da composição musical em Theodor W. Adorno
  • Autor: Baggio, Igor
  • Orientador: Safatle, Vladimir Pinheiro
  • Assuntos: Adorno; Composição Musical; Filosofia Da Música; Forma Musical; Nova Música; Adorno; New Music; Musical Form; Music Composition; Philosophy Of Music
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O filósofo frankfurtiano Theodor W. Adorno ocupou uma posição chave nos debates das vanguardas musicais ao longo de aproximadamente quarenta anos, entre cerca de 1924 e 1964. Seus ensaios e monografias musicais, produzidos ao longo desse período constituem a reflexão filosófica mais complexa e profunda sobre os destinos da composição musical de que se tem notícia. Uma reflexão que ao privilegiar a práxis compositiva como ponto de arranque foi amplamente absorvida e ajudou a impulsionar todo o movimento da Nova Música. A presente tese efetua uma interpretação do pensamento musical adorniano tendo como premissa fundamental esse enraizamento do filósofo nas questões relativas à práxis composicional de música radical. Seu principal objetivo é esclarecer em que termos Adorno concebera as categorias dialéticas próprias à imanência da forma musical em sua determinação recíproca com o caráter estético de aparência das obras musicais.
  • DOI: 10.11606/T.8.2015.tde-29092015-152809
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2015-04-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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