skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO PARA A PRODUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES

Francisco Kennedy Silva dos Santos

Revista ensino de geografia (Recife), 2018-06, Vol.1 (2), p.28-39 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Pernambuco

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO PARA A PRODUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES
  • Autor: Francisco Kennedy Silva dos Santos
  • Assuntos: ensino de geografia ; estágio curricular ; formação ; prática de ensino
  • É parte de: Revista ensino de geografia (Recife), 2018-06, Vol.1 (2), p.28-39
  • Descrição: O presente trabalho se constitui como produto de um conjunto de reflexões realizadas nos encontros de prática de ensino no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contraposições de experiências semelhantes em outras IES que atuei como docente. Pretendemos com este ensaio, abrirmos novas possibilidades para compreensão do papel da prática de ensino na formação de professores à luz do estreitamento do binômio teoria-prática. A prática de ensino em Geografia vista sob a ótica do professor em situação de ensino, portanto sujeito em reflexividade, hoje, desenvolve-se a partir de vivencias pedagógicas no interior da escola. A reflexão sobre o cotidiano, sobretudo, a partir das dúvidas reais do professor, constitui-se na condição para que se proceda uma formação mais articulada e coerente com a realidade. Concluímos nossas proposições inferindo que a falta de um trabalho mais sistemático de parceria entre escolas e Universidade tem levado à construção de propostas otimizadas e com pouca repercussão na comunidade educativa. Ser professor hoje é um desafio que envolve a questão humanitária e conhecimentos específicos necessários para ver e conviver com o mundo.
  • Editor: Universidade Federal de Pernambuco
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.