skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Perguntas pedagógicas na formação inicial de professores: melhorias na qualidade da educação

Ribeiro dos Santos Lamim, Adriele ; De Souza Lamim Netto, Manoel ; Volante Zanon, Dulcimeire Aparecida

EccoS – Revista Científica, 2022-07 (61), p.1-14 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Perguntas pedagógicas na formação inicial de professores: melhorias na qualidade da educação
  • Autor: Ribeiro dos Santos Lamim, Adriele ; De Souza Lamim Netto, Manoel ; Volante Zanon, Dulcimeire Aparecida
  • Assuntos: Pedagogy ; Professional development ; Quality of education ; Teacher education
  • É parte de: EccoS – Revista Científica, 2022-07 (61), p.1-14
  • Descrição: Na contemporaneidade, a preocupação em relação à qualidade da educação tem aumentado consideravelmente nas diferentes dimensões e espaços da sociedade, sendo manifesta por meio de políticas governamentais e de ações sociais e de educadores. Tendo por base o pressuposto de que os professores aprendem com as situações provenientes do ambiente escolar, sendo modificados por elas e as modificando, considera-se relevante discutir as implicações da formação docente na qualidade da educação. Nesse sentido, a proposição de uma formação inicial pautada na reflexão consubstancia-se como uma alternativa para a qualificação e o desenvolvimento profissional docente, pois o professor com o pensamento reflexivo desenvolvido pode apresentar maior repertório de ações em relação ao aluno, contexto escolar, ensino, aprendizado e desenvolvimento profissional, na medida em que ele procura dar respostas às situações que emergem no cotidiano articulando-as com a teoria e as ressignificando. Pretendendo contribuir para esse processo formativo, o artigo apresenta o uso das Perguntas Pedagógicas contidas no Ciclo de Smyth, sendo estas ferramentas relevantes para suscitar reflexões do futuro professor sobre sua atuação na escola, permitindo-lhe analisar, reconstruir e melhorar a qualidade de sua intervenção.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.