skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Educação Profissional e Formação Docente: um estudo sobre comunidades de prática

Fernandez, Senira Ane Ferraz ; Giordano, Carlos Vital ; Domingues, Isabel

Eccos (São Paulo, Brazil), 2019-06 (49), p.1-19 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Educação Profissional e Formação Docente: um estudo sobre comunidades de prática
  • Autor: Fernandez, Senira Ane Ferraz ; Giordano, Carlos Vital ; Domingues, Isabel
  • Assuntos: Knowledge sharing ; Professional education ; Teacher education
  • É parte de: Eccos (São Paulo, Brazil), 2019-06 (49), p.1-19
  • Descrição: O presente artigo discute as relações entre educação profissional, formação docente e comunidades de prática. Justifica-se pela indagação recorrente sobre uma aparente dicotomia entre especialidade e formação pedagógica. Ancora-se, teoricamente, em Tardif, Nóvoa e Pimenta para a formação docente e em Lave e Wenger para a conceituação de comunidades de prática. Objetiva estudar comunidades de prática formais e informais, nesse passo evidenciando suas contribuições para a formação docente. O lócus empírico é uma instituição de ensino profissional integrante do Sistema S e a abordagem metodológica é qualitativa, de natureza aplicada e exploratória. Os resultados evidenciaram uma informalidade no compartilhamento realizado de forma espontânea e livre podendo ser traduzido como fonte de atualização e formação contínua deste docente.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.