skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

PEDAGOGIA ANTROPOFÁGICA NO APROFUNDAMENTO DO REPERTÓRIO DE SABERES CULTURAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E SEUS PROFESSORES

Moraes, Ana Cristina ; Therrien, Jacques

Eccos (São Paulo, Brazil), 2018-05 (46), p.53 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    PEDAGOGIA ANTROPOFÁGICA NO APROFUNDAMENTO DO REPERTÓRIO DE SABERES CULTURAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E SEUS PROFESSORES
  • Autor: Moraes, Ana Cristina ; Therrien, Jacques
  • Assuntos: Aesthetics ; College students ; Pedagogy ; Teacher education
  • É parte de: Eccos (São Paulo, Brazil), 2018-05 (46), p.53
  • Descrição: O texto tematiza a potencia de uma Pedagogia Antropofágica na formaçao inicial de pedagogos, vislumbrando-se o estímulo e a complexificaçao do repertorio de saberes artístico-culturais e experienciais dos estudantes e seus mediadores de aprendizagem. Essa Pedagogia é compreendida como fundante para o aprofundamento de uma formaçao cultural diversificada nos contextos sócio-políticos, visando criar elementos para a atuaçao docente, particularmente no referente ao ensino de artes, campo de conhecimento exigido legalmente aos pedagogos. Autores como Tardif (2007), ao discutir saberes e formaçao docente; Bondía (2002), no referente aos saberes de experiencia; Therrien (2010), quando discorre sobre o professor como mediador de saberes; Pimenta (1997; 2006), ao tratar de formaçao e práxis docente; Libâneo (2002) e Franco (2012), ao situarem o campo da Pedagogia e da atuaçao do pedagogo; Zeichner (2008), por trazer um olhar complexo sobre professor reflexivo e seu contexto de atuaçao; Duarte Junior (2010), quando trata de educaçao estética; Andrade (1924; 1928) e Barcelos e Silva (2008), ao relacionarem antropofagia cultural e educaçao, subsidiam teoricamente o estudo. A metodologia de investigaçao é teórica e empírica, nesta última incluindo dados de entrevistas realizadas com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. A questao de pesquisa é assim enunciada: Como a universidade contribui para garantir o acesso a bens artístico-culturais a estudantes do curso de Pedagogia? Concluímos que a Pedagogia Antropofágica constitui concepçao de formaçao que agrega açöes educativas de caráter academico e cultural, mobilizadoras de aprendizagens que ampliam horizontes teóricos e práticos necessários a educaçao estética.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.