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Cultura e emancipação através de T.W. Adorno: formação e arte

Nascimento, Rafael Baioni Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2011-01-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cultura e emancipação através de T.W. Adorno: formação e arte
  • Autor: Nascimento, Rafael Baioni Do
  • Orientador: Carone, Iray
  • Assuntos: Teoria Crítica; Arte E Sociedade; Arte-Educação; Formação Do Indivíduo; Cultura; Emancipação; Individual Formation; Emancipation; Culture; Critical Theory; Art Education; Art And Society
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho investiga algumas das articulações entre indivíduo e obra de arte através de quatro conceitos fundamentais encontrados na obra de T. W. Adorno: cultura, emancipação, formação e arte, abordados de forma constelacional. O método utilizado foi a análise de textos do próprio autor, de alguns escritos em conjunto com Horkheimer, de alguns de outros autores da Teoria Crítica (Benjamim e Marcuse) e de outros de autores tradicionais do pensamento alemão (Kant, Schiller e Goethe); assim como textos de seus comentadores. A hipótese que nos guia é a de que, apesar da tendência dominante de desaparecimento do sujeito e da arte autônomos, apontados por Adorno, sua própria teoria, ao fazer tal diagnóstico criticamente, já é parte da cura possível; que a crítica da formação e a crítica da arte, intrinsecamente conectadas, são uma práxis transformadora no caminho de uma emancipação de ambos. E concluímos que o conteúdo de verdade e a dimensão histórica também intrínsecos que emergem necessariamente de toda crítica à formação, quanto de toda crítica às obras de arte, apontam para o sofrimento vivido, e o reconhecimento desse sofrimento, na educação de arte, promove, dentro do possível, nas condições atuais, a verdadeira experiência com as obras de arte e com isso, ao mesmo tempo, pode promover uma formação emancipatória
  • DOI: 10.11606/D.47.2011.tde-02052011-150524
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2011-01-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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