skip to main content

Efeito de Diferentes Agentes Anti-Hiperestésicos, Comercial e Experimentais, sobre a Permeabilidade Dentinária em Função do Tempo Pós-Aplicação.

Santiago, Sérgio Lima

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru 1999-06-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Efeito de Diferentes Agentes Anti-Hiperestésicos, Comercial e Experimentais, sobre a Permeabilidade Dentinária em Função do Tempo Pós-Aplicação.
  • Autor: Santiago, Sérgio Lima
  • Orientador: Pereira, Jose Carlos
  • Assuntos: Dentistica
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Verificou-se, in vitro, a influência do tempo pós-aplicação de agentes anti-hiperestésicos comercial e experimentais na permeabilidade dentinária através da medição da condutividade hidráulica, utilizando-se o método de discos de dentina.Cinquenta discos de dentina obtidos a partir de terceiros molares humanos recém extraídos foram divididos em 5 grupos de 10 dentes. No grupo I utilizou-se o OXA-GEL,no grupo II o agente experimental DD-1, no grupo III o agente experimental DD-2,no grupo IV, um agente placebo e no grupo V, água deionizada. Para todos os grupos estudados foram determinadas a mínima e máxima permeabilidade dos espécimes pela simulação da smear layer e condicionamento ácido respectivamente. Após adeterminação desses parâmetros aplicou-se os agentes e mediu-se a condutividade hidráulica da dentina nos tempos imediato, 5, 15, e 30 minutos após a plicação. O último procedimento consistiu na verificação da efetividade dos agentes utilizadossubmentendo-se os espécimes a um meio ácido. Com base na análise estatística dos resultado concluiu-se que a permeabilidade dentinária reduziu com o passar do tempo para todos os grupos. Os grupos I, II, e III (OXA-GEL, DD-1 e DD-2) nãoapresentaram diferenças estatístcas significantes entre si, em todas as condições testadas, o mesmo ocorrendo entre os grupos IV e V (PLACEBO e ÁGUA DEIONIZADA). Entretanto, foram detectadas diferenças estatisticamente significantes entre osagentes OXA-GEL, DD-1 e DD-2 e o agente PLACEBO e ÁGUA DEIONIZADA. No que diz respeito ao desafio ácido, os grupos I, II e III mostraram-se ácido resistente, mantendo os valores de permeabilidade reduzidos, enquanto que os grupos IV e V foramsensíveis ao desafio ácido, aumentando os valores de permeabilidade. A redução dos valores de permeabilidade em função do tempo apresentada pelo grupo V, o qual não foi empregado agente anti-hiperestásico, faz com que a interpretação dosresultados dos demais grupos leve em consideração um arrefecimento natural da permeabilidade com o passar do tempo, proporcionado pelo dispositivo utilizado para a medição da condutividade hidráulica da dentina.
  • DOI: 10.11606/D.25.1999.tde-23032006-092518
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Data de criação/publicação: 1999-06-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.