skip to main content

Controle de cargas conteinerizadas utilizando elementos da cadeia logística segura e do rograma brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA)

Alexsandro Soares de Lima Eduardo Mario Dias 1951-

2015

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FD-6551 versão corr. )(Acessar)

  • Título:
    Controle de cargas conteinerizadas utilizando elementos da cadeia logística segura e do rograma brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA)
  • Autor: Alexsandro Soares de Lima
  • Eduardo Mario Dias 1951-
  • Assuntos: CONTÊINERES; TRANSPORTE DE CARGA; LOGÍSTICA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: O presente trabalho propõe uma metodologia para auxiliar a tarefa de implantação de um processo de Cadeia Logística Segura para o controle da importação e exportação de cargas conteinerizadas, transportadas pelo modal rodoviário. Está em consonância com a legislação brasileira atual, no que se refere à Receita Federal do Brasil e demais Órgãos Anuentes. Além disso, inclui, também, as novas diretrizes do Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado que teve seu início na primeira quinzena de Dezembro de 2014, bem como os aspectos principais do quadro SAFE, da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e do programa americano Customs-Trade Partnership Against Terrorism (C-TPAT). A metodologia proposta no trabalho contempla a instrumentação dos processos e seus principais pontos de integração de dados, estágio em que grande parte dos operadores econômicos atuais se encontra. A proposta justifica-se pela complexidade dos processos de cadeias logísticas, sua importância para o comércio exterior e, portanto, para a economia do país, que exigem um aperfeiçoamento constante para atender à competitividade crescente dos mercados, controlar e gerenciar riscos e incertezas dos tempos da globalização. A metodologia do trabalho de pesquisa constou de estudos sobre o significado de cadeia logística segura, legislações e normatizações existentes, principais tecnologias utilizadas no Brasil e no mundo e suas estratégias de integração de sistemas, com enfoque em alguns projetos de gestão já existentes no país. O porto de Santos foi tomado como campo principal de pesquisa. O trabalho evidenciou a importância da presença de três características fundamentais em um processo de cadeia logística segura: ser instrumentado, integrado e inteligente.
    Considera-se que, a partir da metodologia proposta, será possível aumentar o grau de inteligência de uma cadeia logística, de forma a gerenciar e mitigar os potenciais riscos de forma mais racional.
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 175 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.