skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem

Daniela Miori Pascon Débora Rodrigues Vaz; Heloisa Helena Ciqueto Peres; Valeria Marli Leonello

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 56, e20220058, 2022

São Paulo 2022

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (PERES. H. H. C. doc 120e )(Acessar)

  • Título:
    Aprendizagem baseada em projetos no ensino remoto para estudantes ingressantes da graduação em enfermagem
  • Autor: Daniela Miori Pascon
  • Débora Rodrigues Vaz; Heloisa Helena Ciqueto Peres; Valeria Marli Leonello
  • Assuntos: ENSINO SUPERIOR; ENFERMAGEM -- EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS -- ENFERMAGEM
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 56, e20220058, 2022
  • Notas: Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/pXTkVJBq8XwHPzT7hjcBpgh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 fev. 2023
  • Descrição: Objetivo: Relatar a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, no ensino remoto emergencial, com estudantes ingressantes da graduação em enfermagem. Método: O estudo foi realizado na disciplina de “Ações educativas na prática de enfermagem”, desenvolvida de maneira remota no ano de 2020, durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem de uma universidade pública do estado de São Paulo. A disciplina utilizou a Aprendizagem Baseada em Projetos por meio das fases: âncora; questão motriz; investigação e pesquisa; criação e desenvolvimento; e apresentação dos resultados, como metodologia ativa de aprendizagem, com a formação de pequenos grupos de estudantes e tutores e avaliação processual. Resultados: Os estudantes desenvolveram projetos educativos em saúde por meio de ambiente virtual de aprendizagem, plataformas e ferramentas digitais. Conclusão: A metodologia adotada e a utilização das tecnologias digitais permitiram alcançar os objetivos propostos, a motivação e a autonomia dos estudantes durante todo o processo de ensino remoto, e o desenvolvimento de competências para a elaboração de projetos no ensino em saúde na formação do enfermeiro.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: e20220058.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.