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Posições responsivas como indício de autoria na escrita de pós-graduandos; Responsive positions as a sign of authorship in postgraduate writing

Bessa, José Cezinaldo Rocha

Filologia e Linguística Portuguesa; v. 22 n. 2 (2020); 171-187

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-12-30

Acesso online

  • Título:
    Posições responsivas como indício de autoria na escrita de pós-graduandos; Responsive positions as a sign of authorship in postgraduate writing
  • Autor: Bessa, José Cezinaldo Rocha
  • Assuntos: Responsive Positions; Authorship; Scientific Articles; Posições Responsivas; Autoria; Artigos Científicos
  • É parte de: Filologia e Linguística Portuguesa; v. 22 n. 2 (2020); 171-187
  • Descrição: Os modos como estudantes em formação na pós-graduação expressam uma configuração autoral em seus escritos científicos se inscrevem em um campo aberto a múltiplas problematizações e reflexões de pesquisadores das ciências da linguagem e da educação. Em vista disso, nosso objetivo, neste trabalho, é lançar olhares investigativos sobre as configurações autorais que se concretizam em produções científicas de jovens pesquisadores, buscando mais especificamente analisar a manifestação de posições responsivas como indícios de autoria. Como aporte teórico, recorremos às reflexões do pensamento do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003, 2010, 2016a, 2016b, 2017a, 2017b; Volóchinov, 2017); e a trabalhos de estudiosos (Boch, 2013; Delcambre, 2013, dentre outros) que abordam a escrita acadêmico-científica. Do ponto de vista metodológico, nossa investigação caracteriza-se como uma pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa. O corpus de análise é constituído de 10 (dez) artigos científicos de estudantes de mestrado da área de Linguística. As análises apontam que os estudantes de mestrado do contexto investigado expressam uma configuração autoral marcada sobretudo por posições responsivas que indicam compartilhamento de ideias, reprodução de dizeres e adesão às posições dos autores citados.
    The ways in which graduate students in training express an authorial configuration in their scientific writings are inscribed in a field open to multiple problems and reflections by researchers in the sciences of language and education. For this reason, our objective, in this study, is to investigative the authorial arrangements that materialize in scientific productions of young researchers, seeking more specifically to analyze the manifestation of responsive positions as evidence of authorship. As a theoretical contribution, we grounded on the reflections of the Bakhtin Circle’s thinking (Bakhtin, 2003, 2010, 2016a, 2016b, 2017a, 2017b; Volóchinov, 2017); and the work of scholars (Boch, 2013; Delcambre, 2013, among others) that address academic-scientific writing. From a methodological point of view, our investigation is characterized as a research of an interpretative nature and of a qualitative approach. The analysis corpus consists of 10 (ten) scientific articles from Master’s students in the area of ​​Linguistics. The analyzes indicate that the Master’s students in the investigated context express an authorial configuration marked mainly by responsive positions that indicate sharing of ideas, reproduction of sayings and adherence to the positions of the authors mentioned.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/168879/169496
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-12-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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