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Percursos de pedestres: caminhabilidade, conforto ambiental e planejamento estratégico

Albala, Paula Lelis Rabelo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2022-12-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Percursos de pedestres: caminhabilidade, conforto ambiental e planejamento estratégico
  • Autor: Albala, Paula Lelis Rabelo
  • Orientador: Monteiro, Leonardo Marques; Mülfarth, Roberta Consentino Kronka
  • Assuntos: Caminhabilidade; Conforto Ambiental; Mobilidade A Pé; Pedestres; Planejamento Estratégico; Walkability; Strategic Planning; Pedestrians; Environmental Comfort; Walking Mobility
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho é sobre caminhabilidade, conforto ambiental do pedestre e planejamento estratégico. O objetivo principal consiste em aferir como a caminhabilidade se inter-relaciona com aspectos de conforto ambiental nos percursos de pedestres, trazendo uma proposta de inclusão destas temáticas de forma mais sistematizada no planejamento estratégico das cidades. Demonstra-se como a caminhabilidade é um conceito em construção, ressaltando- se o grande número de indicadores criados para aferi-la. Na sequência, abordam-se as dimensões do conforto ambiental do pedestre, e a inserção da caminhabilidade no âmbito do planejamento urbano. Enfatiza-se a importância de se avaliar a caminhabilidade sob a ótica do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), com base na teoria dos 5Ds. No desenvolvimento dos trabalhos, adotou-se uma metodologia de pesquisa composta de duas fases (two-phase research design), aliando o método dedutivo simulacional (preditivo) ao método propositivo. Desenvolveu-se uma metodologia para seleção dos casos de estudo, baseada em uma análise da caminhabilidade em macroescala e do índice de deslocamentos a pé das regiões analisadas. Propõe-se também a construção de um índice para aferição da caminhabilidade e conforto ambiental do pedestre. Este índice, por sua vez, é composto por três índices parciais, relacionados a aspectos térmicos, acústicos e ergonômicos dos percursos de pedestres. Demonstra-se como a análise e espacialização dos resultados pode ser sistematizada e replicada, por meio de ferramentas de visualização de ruas e o auxílio de ferramentas SIG (Sistema de Informação Geográfica). Por fim, os índices criados são aplicados em tipologias urbanas e realiza-se um ensaio propositivo, no qual são apresentados dois possíveis cenários. A partir destas discussões, são estabelecidas estratégias de planejamento estratégico baseadas nas inter-relações entre caminhabilidade e conforto do pedestre. A pesquisa conclui que existe uma retroalimentação entre estes dois aspectos: por um lado, a caminhabilidade e aspectos de conforto ambiental podem fornecer subsídios ao planejamento estratégico. E o planejamento estratégico, por sua vez, tem o potencial de afetar diretamente a caminhabilidade e o conforto ambiental.
  • DOI: 10.11606/T.16.2022.tde-09032023-164035
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-12-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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