skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Impacto de uma intervenção educativa sobre enfermagem dos sistemas familiares nas atitudes dos enfermeiros

Andréia Cascaes Cruz Margareth Angelo

Revista Enfermagem UERJ Rio de Janeiro v. 26, e34451, 2018

Rio de Janeiro 2018

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (ANGELO, M. doc 105e )(Acessar)

  • Título:
    Impacto de uma intervenção educativa sobre enfermagem dos sistemas familiares nas atitudes dos enfermeiros
  • Autor: Andréia Cascaes Cruz
  • Margareth Angelo
  • Assuntos: ENFERMAGEM DA FAMÍLIA; ENFERMAGEM PEDIÁTRICA; ATITUDES DO PESSOAL DE SAÚDE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE
  • É parte de: Revista Enfermagem UERJ Rio de Janeiro v. 26, e34451, 2018
  • Descrição: Objetivo: avaliar o impacto de uma intervenção educativa sobre Enfermagem dos Sistemas Familiares nas atitudes dos enfermeiros. Método: pesquisa quase experimental realizada com 37 enfermeiros que atuavam no contexto neonatal/pediátrico de um hospital universitário. A etapa de intervenção, realizada em dezembro de 2014, consistiu de um treinamento com etapas teórica e prática. Os dados coletados por meio do autopreenchimento da escala “A Importância das Famílias nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros” foram analisados por dos testes de Kruskal-Wallis, Wilcoxon Mann-Whitney, Coeficiente de Correlação de Spearman e o teste Steel-Dwass-Critchlow-Fligner. Resultados: os enfermeiros que apresentavam escores mais baixos na fase pré-intervenção foram os que evidenciaram maior diferença positiva após, passando a apresentar escores indicativos de atitudes favoráveis à inclusão das famílias nos cuidados. Conclusão: constatou-se impacto positivo nas atitudes dos enfermeiros em relação à importância que atribuem à inclusão das famílias nos cuidados de enfermagem após a intervenção educativa
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: e34451.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.