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Oficina educativa baseada em atividades lúdicas melhora o automonitoramento glicêmico entre crianças

Léia Alves Kaneto Elaine Buchhorn Cintra Damião; Maria De La Ó Ramallo Veríssimo; Lisabelle Mariano Rossato; Aurea Tamami Minagawa Toriyama; Regina Szylit

Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo v. 26, e3039, 2018

Ribeirão Preto 2018

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (DAMIÃO, E. B. C. doc 33e )(Acessar)

  • Título:
    Oficina educativa baseada em atividades lúdicas melhora o automonitoramento glicêmico entre crianças
  • Autor: Léia Alves Kaneto
  • Elaine Buchhorn Cintra Damião; Maria De La Ó Ramallo Veríssimo; Lisabelle Mariano Rossato; Aurea Tamami Minagawa Toriyama; Regina Szylit
  • Assuntos: CRIANÇAS; ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; AUTOMONITORIZAÇÃO DA GLICEMIA; DIABETES MELLITUS; DOENÇA CRÔNICA; ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo v. 26, e3039, 2018
  • Descrição: Objetivo: avaliar a eficácia de uma oficina educativa baseada em atividades lúdicas para melhorar a técnica de automonitoramento glicêmico (AMG) de crianças com diabetes tipo 1. Método: um estudo quase-experimental foi feito com crianças em idade escolar que recebiam tratamento em duas clínicas ambulatoriais de um hospital universitário. Os dados foram coletados através da observação sistemática da prática do automonitoramento glicêmico antes e após a intervenção. A análise dos dados consistiu em verificar mudanças durante a execução da técnica, usando as taxas de conformidade de pré e pós-intervenção em testes estatísticos. A amostra consistiu em 33 crianças. Cada criança participou de uma sessão da oficina, e ao todo foram feitas 17 sessões. Resultados: encontramos uma maior frequência no AMG, na troca da lanceta, na alternância nos locais de punção, na calibração e verificação periódica de data e hora do monitor de glicemia. As comparações entre os períodos pré e pós-intervenção mostraram que o número médio de etapas em conformidade com a técnica de AMG aumentou de 5,30 para 6,58. As etapas “Trocar a lanceta do lancetador”, “Pressionar o local puncionado” e “Eliminar corretamente os materiais utilizados” obtiveram diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: a oficina educativa foi eficaz, melhorando as práticas de AMG das crianças
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: e3039.
  • Idioma: Português

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