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Performances de professores violoncelistas na formação de iniciantes

Brietzke, Marta Macedo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-04-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Performances de professores violoncelistas na formação de iniciantes
  • Autor: Brietzke, Marta Macedo
  • Orientador: Presgrave, Fabio Soren
  • Assuntos: Cartografia; Professor Propositor; Performances; Descolonização; Musicar; Musicking; Decolonization; Cartography; Teacher Proposer
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música.
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar as relações entre as abordagens pedagógicas utilizadas pelos professores de violoncelo para estudantes iniciantes e as concepções educacionais estabelecidas pelos espaços musicais nos quais eles atuam, estabelecendo uma cartografia das suas ações. Parte da ideia de que essas abordagens direcionam as formas como se estabelecem as conexões entre os estudantes e sua performance instrumental, construindo e/ou mantendo ideias e práticas de música. Foram estudados oito espaços musicais brasileiros que se dedicam ao ensino do violoncelo para estudantes iniciantes. A proposta para as reflexões da pesquisa tem como eixo de pensamento as abordagens de Paulo Freire, Suely Rolnik e Augusto Boal. Investiga ideias de performance, sob os pontos de vista antropológicos, artísisticos e educacionais, integrando essas ideias nas performances musicais e propondo-as como Performances com Musicares enquanto Performances de Existência. Apoia-se na ideia de musicar de Cristopher Small e investiga as performances com base nas concepções de Richard Schechner e Victor Turner, Diana Taylor, Elyse Pineau, entre outros. Com base nos autores estudados, investiga a ideia de descolonização das performances, para isso adentrando nas concepções de descolonização de Suely Rolnik e nas ideias de decolonialidade do grupo Modernidade/Colonialidade. A justificativa para a elaboração da pesquisa é a necessidade percebida em aprofundar o diálogo entre os professores de violoncelo de estudantes iniciantes de espaços musicais e a pesquisa acadêmica, e as demandas atuais de reformulação de abordagens educacionais e de performance para que essas aconteçam de forma mais conectada com as pessoas que as integram. Essa necessidade é observada nas lacunas na literatura e no contato com professores de violoncelo e pesquisadores. Pretende-se ampliar esse diálogo para que mudanças concretas que venham a se mostrar necessárias façam parte da construção de abordagens musicais e pedagógicas coletivas, valorizando-se o fazer dos professores e amplificando suas possibilidades de atuação, sugerindo a ideia de Professor Propositor Performer. As formas de produção dos dados se constituem como pesquisa documental e pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas, observação de atividades pedagógicas, narrativas e relatos da pesquisadora. Configura-se, então, como pesquisa etnográfica, pesquisa autoetnográfica e propõe, também, a ideia de cartografia, assim, se coloca ao lado de pesquisas qualitativas que concebem que mais de um método possa ser utilizado simultaneamente durante a investigação. Na pesquisa documental foram analisadas as súmulas curriculares e demais documentos similares e/ou complementares dos espaços musicais que descrevem e delimitam as propostas pedagógicas desenvolvidas ou sugeridas. As entrevistas foram realizadas com professores de violoncelo e com coordenadores pedagógicos dos espaços musicais estudados. A observação aconteceu de forma remota, em função da situação sanitária do país frente a pandemia de Covid-19 e foi produzido um diário de campo. As memórias e relatos da pesquisadora foram coletados em diário de campo, escritos avulsos e textos acadêmicos formais. A forma de análise da pesquisa aconteceu através da triangulação dos dados produzidos na pesquisa de campo e na pesquisa documental, em diálogo com os referenciais da literatura, em forma de eixos de discussão transversais.
  • DOI: 10.11606/T.27.2023.tde-30062023-153407
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-04-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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