skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

La fabricación aditiva como soporte para el aprendizaje colaborativo e interdisciplinar en AEC: una experiencia integradora con el futuro profesional de la expresión gráfica; Additive manufacturing as a support of collaborative and interdisciplinary learning in AEC: an integrative experience with the future graphic expression professional; A manufatura aditiva como suporte à aprendizagem colaborativa e interdisciplinar em AEC: uma experiência integradora com o futuro profissional de expressão gráfica

Carboni, Márcio Henrique De Sousa; Scheer, Sérgio

Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos); Vol. 18 Núm. 1 (2023); 195-218

Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2023-08-27

Acesso online

  • Título:
    La fabricación aditiva como soporte para el aprendizaje colaborativo e interdisciplinar en AEC: una experiencia integradora con el futuro profesional de la expresión gráfica; Additive manufacturing as a support of collaborative and interdisciplinary learning in AEC: an integrative experience with the future graphic expression professional; A manufatura aditiva como suporte à aprendizagem colaborativa e interdisciplinar em AEC: uma experiência integradora com o futuro profissional de expressão gráfica
  • Autor: Carboni, Márcio Henrique De Sousa; Scheer, Sérgio
  • Assuntos: Impressão 3d; Ensino Interdisciplinar; Aprendizagem Significativa; Tecnologias Digitais
  • É parte de: Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos); Vol. 18 Núm. 1 (2023); 195-218
  • Descrição: In a Brazilian scenario of low productivity and competitiveness in the civil construction industry, two of the most relevant aspects for this are: the precarious professional education in the area and the delays in the technologies adoption. It is not by chance that the emergence of new professionals capable of collaborate in the AEC ecosystem is identified, helping precisely in the adoption of these technologies. This is the case of the Graphic Expression professional from Federal University of Paraná. This work analyzes the compatibility of the Brazilian National Curriculum Guidelines of the Bachelor's degrees in Architecture and Urbanism and Civil Engineering with the characteristics of the recent Graphic Expression Course. A possible integration of these courses is presented with the use of Additive Manufacturing as a tool for stimulating learning, collaboration between students and facilitating the teaching-learning process. This experience uses additive manufacturing in an optional collaborative discipline among students of Architecture and Graphic Expression at the Federal University of Paraná. It was proposed the development, in multidisciplinary teams, of didactic physical models for teaching structural systems. It was noticed the effectiveness of the models for explaining abstract theoretical concepts and that their creation generates possibilities for discussions that reinforce meaningful learning. The Graphic Expression student was able to collaborate in the AEC environment, helping during the creative process with the expertise on additive manufacturing, which presented itself as an important tool that allows to optimize both the design process and the teaching process.
    O tema inovação tecnológica está presente em todos os campos da indústria e não é diferente na área da construção civil. Para que ocorra a efetiva adoção de novas tecnologias, necessita-se a reformulação dos currículos de graduação de Arquitetura e Engenharia Civil e a aproximação da formação com o mercado. A colaboração com outros profissionais capazes de se inserir nesse ecossistema pode auxiliar na adoção dessas tecnologias, como é o caso do profissional de Expressão Gráfica, formado pela UFPR. Este trabalho 1) pontua as últimas modificações das DCNs de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil com foco nas tecnologias digitais; 2) apresenta o recente curso de graduação em Expressão Gráfica, que possui latente complementariedade a AEC; e 3) apresenta uma iniciativa de integração desses cursos com a utilização da Manufatura Aditiva como ferramenta de estímulo à aprendizagem, colaboração entre alunos e facilitação do processo de ensino-aprendizagem. Através de uma pesquisa-ação e com abordagem de aprendizado baseado em projetos (PBL – Project-based learning), nessa experiência propôs-se o desenvolvimento, em equipes multidisciplinares, de modelos físicos didáticos para o ensino de Sistemas Estruturais. Percebeu-se a eficácia dos modelos para explicação de conceitos teóricos abstratos e que sua criação gera possibilidades de discussões que reforçam o aprendizado significativo. O aluno de Expressão Gráfica se mostrou apto a colaborar no ambiente de AEC, auxiliando durante o processo criativo com a expertise sobre a manufatura aditiva, que se apresentou como uma ferramenta importante que permite otimizar tanto o processo de projeto, quanto o de ensino.
    En un escenario brasileño de baja productividad y competitividad de la industria de la construcción civil, dos de los aspectos más relevantes para eso son: la precaria formación de profesionales en el área y los retrasos en la adopción de tecnologías. No es casualidad que se identifique el surgimiento de nuevos profesionales capaces de insertarse en el ecosistema AEC, ayudando precisamente en la adopción de estas tecnologías. Este es el caso del profesional de Expresión Gráfica de la Universidad Federal de Paraná. Este trabajo analiza las compatibilidades de las Directrices Curriculares Nacionales de las Licenciaturas en Arquitectura y Urbanismo e Ingeniería Civil con las características del curso de graduación en Expresión Gráfica. Se presenta una posible integración de estos cursos con el uso de la Fabricación Aditiva como herramienta para estimular el aprendizaje, la colaboración y la facilitación del proceso de enseñanza-aprendizaje. Esta experiencia utiliza la fabricación aditiva en un curso electivo colaborativo entre estudiantes de Arquitectura y Expresión Gráfica. En él, se propuso el desarrollo, en equipos multidisciplinarios, de modelos físicos didácticos para la enseñanza de sistemas estructurales. Se notó la efectividad de los modelos para explicar conceptos teóricos abstractos y que su creación genera posibilidades de discusiones que refuerzan el aprendizaje significativo. El estudiante de Expresión Gráfica pudo colaborar en el entorno de AEC, ayudando durante el proceso creativo con la experiencia en fabricación aditiva, que se presentó como una herramienta importante que permite optimizar tanto el proceso de diseño como el proceso de enseñanza.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/201918/197520
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2023-08-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.