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Terceirização da tecnologia de informação: uma avaliação dos fatores que motivam sua adoção em empresas do setor industrial de São Paulo

Prado, Edmir Parada Vasques

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2000-12-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Terceirização da tecnologia de informação: uma avaliação dos fatores que motivam sua adoção em empresas do setor industrial de São Paulo
  • Autor: Prado, Edmir Parada Vasques
  • Orientador: Takaoka, Hiroo
  • Assuntos: Setor Privado; Sistemas De Informação; Tecnologia De Informação; Terceirização; Information Systems; Information Technology; Outsourcing; Private Sector
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A terceirização é uma das muitas técnicas de gestão adotadas pelas corporações em todo o mundo, como uma forma de aumentar a eficiência organizacional. Ela tem ocorrido em diversos setores empresariais e também é uma realidade no Brasil. Os trabalhos científicos que tratam da terceirização cresceram nos últimos anos e novos serviços terceirizados têm surgido, o que mostra a dinâmica desse mercado, a relevância e a atualidade do tema. Esta pesquisa representa um estudo importante para as organizações, na medida em que aumenta o conhecimento sobre as alternativas de contratação que podem ser utilizadas e orienta as organizações sobre as particularidades da TIS que devem ser consideradas no processo de contratação de terceiros. O objetivo do trabalho é analisar a terceirização da Tecnologia de Informação através dos serviços terceirizados e de seus arranjos contratuais. A pesquisa abrange as organizações de porte médio e grande, do setor privado e que estão localizadas no Estado de São Paulo. A análise restringe-se ao processo de contratação. O modelo de pesquisa foi construído a partir de uma revisão da literatura sobre o tema da terceirização, e em especial aqueles relacionados a Tecnologia de Informação. A pesquisa utilizou uma amostra não probabilística contendo 267 serviços terceirizados, presentes em 71 organizações. O dados foram coletados através de questionário e tratados estatisticamente através de técnicas não-paramétricas e Análise de Agrupamentos. A pesquisa se caracteriza por ser descritiva, verificando freqüências e ligações entre variáveis da organização, dos serviços terceirizados e dos arranjos contratuais. Adicionalmente, utilizou-se a técnica estatística de Regressão de Dados Categorizados para avaliar possíveis relações de causa e efeito. Através desta pesquisa foi possível identificar quatro grupos distintos de empresas, em relação ao grau de terceirização, e descrever às características organizacionais associadas a cada grupo. As razões mais freqüentes para terceirizar, bem como as categorias de serviços e contratos mais utilizados também foram apresentados. Além disso, foram identificadas três possíveis relações de causa e efeito entre as características organizacionais, as categorias de serviços terceirizados e os arranjos contratuais.
  • DOI: 10.11606/D.12.2000.tde-05052006-102900
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2000-12-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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