skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ensino por investigação ensinando e aprendendo a cultura da Ciência

Ernani Fernandes Moreira Anna Maria Pessoa de Carvalho

2005

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.4 M838e )(Acessar)

  • Título:
    Ensino por investigação ensinando e aprendendo a cultura da Ciência
  • Autor: Ernani Fernandes Moreira
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho
  • Assuntos: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO CULTURA); FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação de mestrado trata-se de uma pesquisa sobre o ensino de física inserida num contexto de atividades de caráter investigativo, tais como atividades experimentais em laboratório aberto, demonstrações experimentais, uso da história da ciência, resolução de problemas em grupo e exposições dialogadas, como proposto em Carvalho et al (1999). A partir de uma seqüência de aulas sobre o ensino de campos (gravitacional e eletromagnético), pretendeu-se verificar através de observações de aulas filmadas e através de entrevistas semi-estruturadas a presença de elementos da cultura científica nas referidas aulas, bem como de que maneira essa cultura científica esteve presente nas mentes dos alunos, e qual a visão de ciência destes alunos, que tenha sido desenvolvida a partir do processo de ensino. O ) desenvolvimento teórico acerca da presença de cultura científica em aulas de ciências, teve como elementos norteadores os trabalhos de Capecchi (2004), Teixeira e Mortimer (1999), Cobern e Aikenhead (1998), Newton, Driver e Osborne (1999), entre outros, e como inspirações principais para a verificação das visões de ciência dos alunos recorremos a Gil-Pérez et al (2001), Lawson (1999), Ferrari et al (2002), Pietrocola (2003), entre outros. A partir da observação das filmagens das aulas gravadas em vídeo, verificamos a existência de elementos da cultura científica na mesma, e através das entrevistas semi-estruturadas, realizadas com cinco alunos que participaram
    das aulas filmadas, três meses após, percebemos que alguns destes elementos permaneceram nas mentes dos alunos, e que alguns destes elementos trouxeram visões mais adeuadas do trabalho científico
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 121 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.