skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Relacionamentos existentes entre a Total Quality Management (TQM) e cultura organizacional

Caio Marcelo Lourenço Fernando César Almada Santos

2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Relacionamentos existentes entre a Total Quality Management (TQM) e cultura organizacional
  • Autor: Caio Marcelo Lourenço
  • Fernando César Almada Santos
  • Assuntos: CULTURA ORGANIZACIONAL; ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO; ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE; Dimensões Culturais
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O propósito deste trabalho é identificar, através da investigação de estudo de caso, como as características culturais melhor se relacionam a cada um dos princípios do TQM. Nas últimas décadas, a gestão da qualidade passou por uma mudança singular. Pela primeira vez, a diretoria executiva das empresas começou a demonstrar interesse por esta matéria. Sob o título de Total Quality Management (TQM), a gestão da qualidade passou a apresentar importância estratégica para as organizações. Como consequência, princípios gerenciais integraram a gestão da qualidade aumentando a relevância da Cultura Organizacional. Entretanto, apesar do reconhecimento acerca da importância do papel da Cultura Organizacional, faltam estudos que examinem profundamente os relacionamentos existentes entre Cultura Organizacional e gestão da qualidade. A partir de uma revisão sistemática sobre a interface entre gestão da qualidade e Cultura Organizacional foram identificadas como as abordagens mais utilizadas o Competing Values Framework (CVF) e as Dimensões Culturais de Hofstede. Desse modo, foi estabelecido o estudo de caso como procedimento técnico de abordagem qualitativa, a fim de buscar por resultados aprofundados. Como resultado foram constatadas divergências a partir comparações das Dimensões Culturais entre os ambientes escritório/fábrica e os quatro níveis hierárquicos. Evidenciando a existência de subculturas na empresa. Por fim, apresentou-se os relacionamentos observados entre cada um dos sete princípios do TQM e as Dimensões Culturais. Este trabalho contribui para propor novas perspectivas e insights a fim de elucidar as relações entre cultura e gestão da qualidade
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 173 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.