skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estresse em estudantes de enfermagem construção dos fatores determinantes

Ana Lucia Siqueira Costa

REME - Revista Mineira de Enfermagem Belo Horizonte v. 11, n. 4, p. 414-419, out./dez. 2007

Belo Horizonte 2007

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Estresse em estudantes de enfermagem construção dos fatores determinantes
  • Autor: Ana Lucia Siqueira Costa
  • Assuntos: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (ENFERMAGEM); ESTRESSE
  • É parte de: REME - Revista Mineira de Enfermagem Belo Horizonte v. 11, n. 4, p. 414-419, out./dez. 2007
  • Descrição: O estresse tem sido evidenciado de maneira significativa entre os estudantes de enfermagem. Sua avaliação entre eles vem sendo um desafio, pois, na literatura cientifica nacional, são observados poucos estudos com essa abordagem ou com métodos que se adaptem a realidade vivida pelos discentes de enfermagem. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo verificar os fatores de estresse mais comumente vivenciado pelos estudantes de enfermagem durante o período de sua formação profissional. Este estudo é parte da pesquisa Construção de instrumento para avaliação do estresse entre os estudantes de enfermagem e foi realizado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. O referencial adotado segue o modelo teórico de Pasquali e os resultados apresentados nesta pesquisa referem-se aos procedimentos teóricos. Os dados foram embasados no roteiro elaborado pela pesquisadora e respondido pelos estudantes. Neste roteiro, foram obtidos 31 itens considerados como fatores de estresse, que foram agrupados em cincos categorias: conteúdo teórico, conteúdo pratico, dificuldades pessoais, dificuldades ambientais e o relacionamento interpessoal. Os itens destacados pelos estudantes revelam o caráter desafiador do processo ensino-aprendizagem, particularmente importante aos estudantes de enfermagem, cujo erro nesse processo implica prejuízo ou danos ao paciente. A necessidade de adaptação às novas exigências escolares, as responsabilidades sociais e ocupacionais que
    surgem nesse processo de aprendizagem, a necessidade de melhor organização das tarefas diárias, o convívio com outros colegas e os desafios freqüentes quanto às opções profissionais e pessoais são apontados como fatores de estresse aos estudantes
  • Editor: Belo Horizonte
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 414-419.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.