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Autopercepção da gestão do tempo de lazer e sua associação com a satisfação, felicidade e estresse ocupacional em orientadores da Pós-Graduação

Teixeira, Victor Hugo Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2020-09-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Autopercepção da gestão do tempo de lazer e sua associação com a satisfação, felicidade e estresse ocupacional em orientadores da Pós-Graduação
  • Autor: Teixeira, Victor Hugo Silva
  • Orientador: Moreno, Claudia Roberta de Castro
  • Assuntos: Estresse; Felicidade; Gestão Do Tempo; Tempo De Lazer; Saúde Ocupacional; Stress; Occupational Health; Leisure Time; Happiness; Time Management
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Introdução: A docência em geral é considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) uma atividade estressante devido à exposição a fatores de risco advindos da excessiva carga horária de trabalho somada às cobranças institucionais e pouca valorização social da ocupação. O trabalho se excede, tende a invadir o horário que deveria ser destinado às atividades de lazer e essa má gestão do tempo pode impactar o estresse e a felicidade do professor. Objetivo: Verificar a autopercepção da gestão do tempo de lazer, da satisfação, do estresse ocupacional e felicidade em orientadores de programas da Pós-Graduação de uma universidade pública estadual. Métodos: A amostra foi composta por 205 orientadores que completaram o Questionário Sociodemográfico, Laboral e de Saúde (QSLS) e a Escala de Satisfação no Trabalho (OSI). Destes, 66 professores (32,2%) preencheram durante dez dias consecutivos Protocolos de Atividades Diárias (PAD) sobre gestão do tempo de sono, trabalho, tempo de lazer, dentre outras atividades diárias; e Escalas Visuais Analógicas (EVA) sobre autopercepção de estresse, felicidade e da qualidade do lazer. Resultados: Realizar atividades de lazer em companhia de alguém tem correlação positiva moderada com a autopercepção de felicidade (ρ=0,43) principalmente quando realizada com familiares (ρ=0,40). A realização de atividades de lazer com os outros apresenta correlação positiva moderada com a autopercepção de felicidade (ρ=0,43) e correlação negativa fraca com a autopercepção de estresse (ρ=0,26). A correlação também aumenta quando o lazer é em família (ρ=0,40). Também houve correlações positivas moderadas quando analisados o tempo de lazer com os amigos (ρ=0,32) e quando analisado o lazer sozinho (ρ=0,38). Conclusões: O tempo de lazer com os outros ou sozinho aumentou significativamente a autopercepção de felicidade dos orientadores, reduzindo a autopercepção do estresse.
  • DOI: 10.11606/D.6.2020.tde-08122020-130840
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2020-09-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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