skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente

Almeida, Luana Costa

Pro-posições, 2022-03, Vol.33 [Periódico revisado por pares]

UNICAMP - Faculdade de Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente
  • Autor: Almeida, Luana Costa
  • Assuntos: aula ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; metodologia de ensino ; organização do trabalho pedagógico
  • É parte de: Pro-posições, 2022-03, Vol.33
  • Descrição: Resumo O presente ensaio propõe uma reflexão sobre a dimensão metodológica na organização do trabalho pedagógico, retomando o debate sobre a constituição da aula e do lugar da tríade professor-aluno-conhecimento no processo. Mobilizado pelo relato de uma professora do 4.º ano do ensino fundamental, indaga o lugar e o papel das escolhas metodológicas na organização do trabalho pedagógico docente, assumindo-as como constitutivas do par dialético conteúdo-forma. Distante de apresentar propostas ou enaltecer a experiência relatada, o texto busca problematizar os contornos que dão forma às decisões metodológicas da aula como reflexão necessária para delimitar a ação docente, dentro da potencialidade do que, inspirado em Freire (1996), convencionou-se chamar de “inacabamento criativo professoral”. Defende-se que, ao assumir concepções críticas, o professor é convidado a protagonizar, com seus estudantes, um processo de construção que exige a abertura para o inesperado possível, porém, desconhecendo o caminho, deve ter clareza do destino e abrir-se, pela dinâmica do acontecimento, a aprendizagens múltiplas na vivência constante de novos modos de caminhar, firmemente alicerçados em princípios e conteúdos.
  • Editor: UNICAMP - Faculdade de Educação
  • Idioma: Português;Alemão

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.