skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Educação musical escolar para além do desenvolvimento humano: contribuições a partir da perspectiva social-realista
Carvalho, Mauricio Braz De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-06-22
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Educação musical escolar para além do desenvolvimento humano: contribuições a partir da perspectiva social-realista
Autor:
Carvalho, Mauricio Braz De
Orientador:
Galian, Claudia Valentina Assumpção
Assuntos:
Conhecimento Escolar
;
Educação Musical
;
Discurso Pedagógico
;
Currículo
;
Conhecimento Poderoso
;
Curriculum
;
Music Education
;
Pedagogic Discourse
;
Powerful Knowledge
;
School Knowledge
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Esta pesquisa de Doutorado visa mapear as concepções em torno do conhecimento musical escolar mais frequentemente reivindicadas no campo da educação musical brasileira. A análise documental incide sobre um conjunto diversificado de documentos que, selecionados num recorte temporal de oito anos (2013-2020), expressam as percepções dos profissionais do campo: de um lado, pareceres, notas públicas e boletins emitidos por coletivos acadêmicos e profissionais acerca de políticas curriculares recentes; adicionalmente, artigos científicos publicados em fóruns de extrema relevância no âmbito da educação musical no país. Tais documentos foram submetidos à análise de conteúdo, tendo em vista apreender as suas proposições mais comuns em torno de tópicos tais como conhecimento escolar, currículo escolar e conteúdos musicais. O referencial teórico da pesquisa se vale, sobretudo, de alguns conceitos centrais da teoria de Basil Bernstein, tais como classificação, enquadramento, e as dinâmicas entre o discurso instrucional e o discurso regulador na composição do discurso pedagógico. A construção de categorias analíticas, sem possuir quaisquer pretensões de generalização, visa tão somente identificar certas ênfases, tendências e movimentos perceptíveis nas discussões do campo. Nesse sentido, uma significativa indiferenciação entre diferentes tipos de conhecimento e distintas maneiras de aprender parece ser traço relevante apontado pelos dados, assim como a intensa busca por certos benefícios extramusicais: pelo desenvolvimento de atributos, valores e disposições que, descolados das especificidades da disciplina, voltam-se à formação e à emancipação de seres humanos. Ao mesmo tempo, a sugestão de que o desenvolvimento musical se assenta sobre uma relação complementar entre aspectos de ordem intelectual / cognitiva e de ordem mais sensível / afetiva é um traço igualmente marcante nos dados, o qual pode contribuir para a compreensão da dinâmica de recontextualização de conhecimentos artísticos; em outros termos, pode jogar luz sobre a comunicação pedagógica no âmbito daquilo que Bernstein denominou campos de estrutura horizontal.
DOI:
10.11606/T.48.2023.tde-22082023-090624
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2023-06-22
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript