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O ensino de Língua Portuguesa e sua configuração disciplinar em dissertações de mestrado

Eufrasio, Daniela Aparecida

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-03-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O ensino de Língua Portuguesa e sua configuração disciplinar em dissertações de mestrado
  • Autor: Eufrasio, Daniela Aparecida
  • Orientador: Barzotto, Valdir Heitor
  • Assuntos: Análise Do Discurso; Pesquisa Em Ensino De Língua Portuguesa; Produção Do Conhecimento; Discourse Analysis; Production Of Knowledge; Research On Teaching Of Portuguese
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Esta tese propõe o delineamento da produção de conhecimento sobre ensino de Língua Portuguesa em dissertações de mestrado. Essa proposta de investigação foi construída a partir da pergunta: O ensino de Língua Portuguesa é uma disciplina?. O conceito de disciplina remete-se a Michel Foucault e está formulado no livro, publicado no Brasil, com o título A ordem do Discurso. Desde o tratamento inicial dos dados, verificamos que a resposta a essa pergunta era sim. Essa constatação fundamentou os procedimentos de análise que adotamos. Essa análise decorreu da depreensão de regularidades discursivas quanto aos objetos, às referências teóricas, às proposições e aos métodos de pesquisa validados no discurso científico-acadêmico sobre ensino de Língua Portuguesa. Esse discurso foi analisado em dissertações de mestrado, mapeadas em consulta ao Banco de Teses da CAPES. Nele, buscamos as dissertações publicadas, no período entre 2001 e 2010, por meio da expressão exata ensino de Língua Portuguesa no campo assunto. Localizamos o total de 321 dissertações, defendidas em Instituições do Ensino Superior de todo o país. A caracterização quantitativa desta produção foi apresentada no capítulo 1. Desse montante de trabalhos identificados na primeira etapa de nossa investigação, delimitamos o nosso corpus em 18 dissertações de mestrado, conforme tratamos no capítulo 2. Nesse capítulo, expusemos os aspectos envolvidos na formação do nosso corpus e abordamos distinções entre coleta de dados e composição do corpus. No terceiro e quarto capítulos, tratamos da configuração do discurso, no que diz respeito aos objetos e métodos de pesquisa recorrentes, ao quadro teórico legitimado e às formulações proposicionais defendidas. Da análise de suas regularidades, verificou-se a negação como componente elementar na constituição do discurso científico-acadêmico sobre ensino de Língua Portuguesa. No capítulo 5, analisamos como esta refutação compareceu em negações polêmicas que contrastam o que foi observado em sala de aula e em materiais didáticos ao quadro teórico referenciado. Por fim, expomos nossas considerações sobre a produção de conhecimento em ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista o que tratamos como estabilização da polêmica.
  • DOI: 10.11606/T.8.2014.tde-26052014-115859
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-03-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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