skip to main content

Concentração de fluoreto em sucos consumidos por crianças no Brasil

Carolina Simonetti Lodi Irene Ramires; Juliano Pelim Pessan; L. T Neves; Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP (6. 2005 Bauru)

Anais do VI Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru : HRAC-USP, 2005

Bauru HRAC-USP 2005

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Concentração de fluoreto em sucos consumidos por crianças no Brasil
  • Autor: Carolina Simonetti Lodi
  • Irene Ramires; Juliano Pelim Pessan; L. T Neves; Marília Afonso Rabelo Buzalaf; Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP (6. 2005 Bauru)
  • Assuntos: FLUORETO; SUCOS DE FRUTAS; REFRIGERANTES; CHÁ; FLUOROSE DENTÁRIA
  • É parte de: Anais do VI Encontro Científico de Pós-Graduação HRAC-USP Bauru : HRAC-USP, 2005
  • Descrição: O crescente consumo, entre as crianças, de sucos, refrigerantes e chás industrializados aumentou significativamente a ingestão sistêmica de flúor na faixa etária de risco para a fluorose dentária. Objetivo: verificar a concentração de flúor de algumas bebidas industrializadas consumidas por crianças na cidade de Bauru-SP Material e Método: foram analisados 3 lotes diferentes das bebidas. O primeiro com 36 amostras, o segundo com 32 e o terceiro com 30 apresentando um total de 98 bebidas. Desse total haviam 68 sucos, dos quais 47 eram a base de soja, além de 15 amostras de chá preto, 12 de refrigerantes e 3 amostras de água de coco. Determinou-se a concentração de flúor por meio de eletrodo íon específico (Orion 9409BN), após difusão facilitada por hexametildisilazano (HMDS). Resultado: a concentração de flúor variou entre 0,040'mü'gF/ml a 1,762'mü'gF/tnl, embora em nenhuma das embalagem houvesse qualquer especificação com relação a concentração de flúor. Observou-se uma grande variação na concentração de fluoretos entre as diferentes bebidas, o que não foi constatado entre os diferentes lotes de uma mesma bebida. Conclusão: os resultados sugerem a necessidade de normatização dos rótulos desses produtos, estabelecendo-se a obrigatoriedade de que os fabricantes informem a concentração de flúor em suas embalagens, pois o consumo indiscriminado dessas bebidas associado a outras fontes de fluoretos poderia levar a um aumento na prevalência da fluorose dentária
  • Editor: Bauru HRAC-USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: p. 81, res. 16-B.
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.