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O habitus e o monge uma análise das contradições das concepções de bons professores de inglês como língua estrangeira

Sullivan Silk Pouza Lynn Mário Trindade Menezes de Souza

2002

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    O habitus e o monge uma análise das contradições das concepções de bons professores de inglês como língua estrangeira
  • Autor: Sullivan Silk Pouza
  • Lynn Mário Trindade Menezes de Souza
  • Assuntos: LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); PROFESSORES
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente dissertação tem como objetivo principal a análise e a discussão das contradições das concepções de bons professores de Inglês como língua estrangeira. Para tanto, realizamos uma pesquisa em que procedemos à coleta de dados, constituídos de observações de aulas de Língua Inglesa (18 horas) e entrevistas com alunos, professores e diretores (20 horas) de duas escolas públicas da grande São Paulo. O quadro teórico-metodológico que fundamenta nosso estudo é baseado na perspectiva etnográfica de pesquisa aplicada à sala de aula, a qual ressalta, principalmente, os aspectos intersubjetivo e ideológico que estruturam os fenômenos sociais. Abordamos, igualmente, o conceito de habitus pedagógico elaborado por Bourdieu e Passeron a fim de investigarmos a nossa hipótese, a saber: como concepções heterogêneas e conflitantes de bons professores de Inglês como língua estrangeira emergem das experiências dos sujeitos que compõem as comunidades escolares estudadas. Dado o caráter instável e conflitante do habitus pedagógico, concluímos que não há evidências de uma interpretação monolítica que possam ser depreendidas dos repertórios discursivos dos alunos, professores e diretores das comunidades escolares. Concluímos, também, a partir das críticas e das re-visões do conceito de habitus, que as questões relacionadas às mudanças sociais e à democracia na educação devem ser entendidas fora da imobilidade social apregoada pelo conceito de habitus, tornando-se necessário ir
    além dos preceitos difundidos pelas perspectivas reprodutivistas em educação. Propomos esse deslocamento levando ) em conta os pressupostos da pedagogia crítica e da possibilidade, os quais vislumbram uma conscientização mais democrática e transformadora do processo de ensino/aprendizagem no ensino público
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 139 p anexos.
  • Idioma: Português

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