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Cartografia diacrônica do Grupo Teatro Escambray (Cuba)

Scudeler, Camila Ladeira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-08-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cartografia diacrônica do Grupo Teatro Escambray (Cuba)
  • Autor: Scudeler, Camila Ladeira
  • Orientador: Carvalho, Flávio Augusto Desgranges de
  • Assuntos: Teatro Político; Teatro Nuevo / Nuevo Teatro; Teatro Latino-Americano; Teatro La Candelaria; Teatro Cubano; Grupo Teatro Escambray; Political Theater; Latin American Theater; La Candelaria Theater; Escambray Theater Group; Cuban Theater
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
  • Descrição: Esta pesquisa busca, desde uma abordagem etnográfica e autoetnográfica, apresentar uma cartografia diacrônica do devir criativo e artístico do Grupo Teatro Escambray de Cuba, através das obras criadas a partir de pesquisas sobre as particularidades de seus espectadores (população camponesa) imersos em circunstâncias históricas, políticas, econômicas e geográficas que foram evoluindo e se modificando ao longo de cinquenta anos desde sua fundação em 1968 até 2018, e que dão mostra das distintas etapas do processo revolucionário levado a cabo na ilha caribenha desde 1959. O Grupo Teatro Escambray se tornou um marco no teatro cubano e no marco de teatro de grupo na América Latina por ter abandonado o contexto urbano como lugar de criação , para encarar a relação com um espectador não experimentado que vive no campo e que - no início de um período de mudanças no processo político de Cuba - enfrentou profundas contradições; uma nova maneira de criar que ecoou no chamado movimento de Teatro Nuevo na ilha e que dialogou com diferentes processos de criação em grupo que ocorreram na década de 1960 em países como Colômbia, Brasil, Uruguai e Argentina, entre outros. Esta cartografia diacrônica do Grupo Teatro Escambray foi abordada desde uma viagem íntima e pessoal da pesquisadora em uma espécie de intercambio e y retroalimentação donde tanto o objeto de estudo, como quem o estuda, experimentam as vicissitudes da mudança.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-02102018-163209
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-08-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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