skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Lei de Faraday análise e proposta para o ensino médio
Cristian Annunciato Suzana Salem Vasconcelos
2005
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(373 A615L )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Lei de Faraday análise e proposta para o ensino médio
Autor:
Cristian Annunciato
Suzana Salem Vasconcelos
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
;
ENSINO E APRENDIZAGEM
;
FÍSICA EXPERIMENTAL
;
ELETROMAGNETISMO
;
ENSINO MÉDIO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física e Química IF/FE/IQ
Descrição:
Grandes e complexas são as dificuldades envolvidas no ensino de Física. O presente trabalho aborda o ensino de Eletromagnetismo Clássico, particularmente da lei de Faraday. Um mapa do Eletromagnétismo Clássico, representando as quatro equações de Maxwell, é proposto e a lei de Faraday é tratada no contexto do Eletromagnetismo como um todo. É feita uma discussão do significado físico da lei de Faraday e são apresentadas as formas como alguns livros didáticos, projetos de ensino e professores abordam o assunto. A escolha da lei de Faraday como tema desse trabalho se deu em decorrência de sua importância para a compreensão de diverso fenômenos e dispositivos com que lidamos cotidianamente. Outra forte motivação para a escolha desse tema é a importância da lei de Faraday no Eletromagnetismo Clássico e a sua influência nos trabalhos de Maxwell, que resultaram em uma apresentação unificada, elegante e sintética da Eletricidade, do Magnetismo e da Óptica. A constatação de que muitos textos didáticos não distinguem os fenômenos de geração de campos elétricos por variação temporal de campos magnéticos (lei de Faraday) dos fenômenos de surgimento de correntes elétricas em condutores devido a seu movimento em campos magnéticos (força de Lorentz) também influenciou nossa escolha. O presente trabalho pretende contribuir para o esclarecimento de tal confusão. Considerando a importância das práticas experimentais no processo de ensino/aprendizagem e procurando colaborar com o
trabalho de professores do Ensino Médio, apresentamos uma proposta de experimentos que possibilitam a discussão de vários fenômenos do Eletromagnetismo Clássico, especialmente da lei de Faraday. O primeiro experimento apresenta uma forma semelhante à desenvolvida por Fararay para gerar corrente elétrica, utilizando apenas imãs e bobinas. No segundo experimento abordamos a construção e funcionamento dos transformadores elétricos, discutindo a sua ) importância para a redução de perdas no transporte de energia. No terceiro experimento construímos e analisamos o funcionamento de motores elétricos, desde modelos simples, constituídos de uma bobina rotatória, até os modelos comerciais, que possuem ímãs permanentes na sua estrutura. Verificamos também como é possível gerar energia elétrica utilizando os modelos comerciais. No quarto experimento abordamos a emissão e recepção de ondas eletromagnéticas de forma análoga à utilizada por Hertz. Com essa proposta pretendemos contribuir para a melhoria do ensino de Eletromagnetismo, além de apresentar uma forma possível de abordar esse tema através de experimentos
Data de criação/publicação:
2005
Formato:
131 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript