skip to main content

Emprego de simulações no ensino na avaliação

Alessandro G. Iglesias Antonio Pazin Filho

Medicina Ribeirão Preto v. 48, n. 3, p. 233-240, 2015

Ribeirão Preto 2015

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 2766090 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Emprego de simulações no ensino na avaliação
  • Autor: Alessandro G. Iglesias
  • Antonio Pazin Filho
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; ENSINO SUPERIOR; MEDICINA; ÉTICA; ENSINO E APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO MÉDICA
  • É parte de: Medicina Ribeirão Preto v. 48, n. 3, p. 233-240, 2015
  • Descrição: No mundo todo atualmente busca-se, dentro da moderna ciência educacional médica, tecnologias e métodos de ensino aprendizagem realmente eficazes ao ensino de competências, que envolvam adequadamente as esferas cognitivas, comportamentais e psico-motoras.1 Mais ainda, é desejável a esse fim que se utilize de meios que, ativamente, promovam o desenvolvimento reflexivo do estudante em medicina espelhando o mais próximo possível a prática médica real. É fundamental que se assegure que o processo educacional respeite e garanta de forma inalienável e primordial a segurança física e emocional dos pacientes, no ensino e na assistência. Também é reconhecido largamente que comportamentos não podem ser adequadamente desenvolvidos através somente de memorização e reprodução da teoria médica e ou ética isoladamente. Este artigo pretende em nível introdutório apresentar e descrever o uso da Simulação como metodologia ativa de ensino, demonstrando seu potencial e suas limitações, contextualizando-a para o ensino e avaliação em áreas de saúde
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 233-240.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.