skip to main content

Estudo da dimensão pedagógica no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na graduação em saúde

Cristiane Martins Peres Paulo Mazzoncini de Azevedo-Marques

2014

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (Peres, Cristiane Martins )(Acessar)

  • Título:
    Estudo da dimensão pedagógica no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na graduação em saúde
  • Autor: Cristiane Martins Peres
  • Paulo Mazzoncini de Azevedo-Marques
  • Assuntos: APRENDIZAGEM; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (APLICAÇÕES); EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; EDUCAÇÃO MÉDICA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Partindo da forte tendência atual de implementar recursos das tecnologias da informação e comunicação no ambiente académico da área da saúde, este estudo pretendeu identificar o estado atual e potencial da utilização pedagógica de Ambientes Eletrônicos de Aprendizagem a partir das percepções de docentes e discentes no contexto do ensino na área da saúde. Para tanto, o presente estudo teve como estratégias metodológicas a observação participante, aplicação de questionários-escalas eletrônicos e a realização de entrevista em grupo focal junto a docentes dos cursos da área da saúde de uma instituição pública do estado de São Paulo. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que há uma tendência progressiva na busca da integração entre o ambiente académico e os ambientes virtuais de aprendizagem. Segundo os dados levantados por meio da metodologia mista, foi possível identificar que o uso de plataformas está mais atrelado à livre iniciativa dos docentes do que ao incentivo por parte da instituição, visto que sua presença ainda é pequena entre os cursos e que não há uniformidade no uso dos recursos. Nota-se, que uma grande parte dos docentes limita-se a utilizar essas plataformas como repositórias para textos e arquivos. Como uma das contribuições deste estudo, acredita-se que a análise e reflexão sobre os fatores da dimensão pedagógica dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) revelados, podem servir como instrumento de avaliação sobre a utilização desses recursos e sobre a eficácia dessa estratégia para o processo de ensino e aprendizagem no ensino de graduação nas áreas da saúde
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 120 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.