skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Mitos e realidades sobre a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em bovinos de corte

Pietro Sampaio Baruselli Laís Ângelo de Abreu; Bruna Lima Chechin Catussi; Guilherme Felipe Ferreira dos Santos; Luana Factor; Augusto Rodrigues Felisbino Neto; Fabio Girardi Frigoni; Gabriel Armond Crepaldi; International Symposium on Animal Biology of Reproduction (8. 2021 Belo Horizonte, MG); Congresso Brasileiro de Reprodução Animal (24. 2021 Belo Horizonte, MG)

Revista Brasileira de Reprodução Animal Belo Horizonte v. 45, n. 4, p. 625-646, 2021

Belo Horizonte 2021

Localização: FMVZ - Fac. Med. Vet. e Zootecnia    (BAP - 1020 )(Acessar)

  • Título:
    Mitos e realidades sobre a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) em bovinos de corte
  • Autor: Pietro Sampaio Baruselli
  • Laís Ângelo de Abreu; Bruna Lima Chechin Catussi; Guilherme Felipe Ferreira dos Santos; Luana Factor; Augusto Rodrigues Felisbino Neto; Fabio Girardi Frigoni; Gabriel Armond Crepaldi; International Symposium on Animal Biology of Reproduction (8. 2021 Belo Horizonte, MG); Congresso Brasileiro de Reprodução Animal (24. 2021 Belo Horizonte, MG)
  • Assuntos: BOVINOS DE CORTE -- REPRODUÇÃO; INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL ANIMAL; CRIAÇÃO ANIMAL; Ftai; Fertility; Sustainability; Economic Return
  • É parte de: Revista Brasileira de Reprodução Animal Belo Horizonte v. 45, n. 4, p. 625-646, 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.21451/1809-3000.RBRA2021.083. Acesso em: 6 jul. 2022
  • Notas Locais: Na FMVZ, ver acervo: BAP-1020 Documento Digital
  • Descrição: O sistema de cria é um dos principais setores da bovinocultura de corte, com impactos diretos na ocupação da terra (70% das pastagens são ocupadas pela cria) e na produtividade da cadeia da carne. O número e o peso dos bezerros produzidos por matriz e a idade das novilhas ao primeiro parto influenciam diretamente a eficiência do setor. As biotecnologias da reprodução, com destaque para a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), têm colaborado significativamente para o desenvolvimento de um sistema de produção cada vez mais eficiente e sustentável. Em 2020 foram comercializadas no Brasil 23,7 milhões de doses de sêmen e 21,3 milhões de protocolos de IATF (90% das inseminações foram realizadas por IATF). Em 2002 eram utilizados apenas 100 mil procedimentos de IATF, que representavam somente 1% das inseminações realizadas. Nesse mesmo período (2002 a 2020), o percentual de matrizes inseminadas passou de 5% para 20% (acréscimo de 400%), com aumento de 213 vezes no empego da IATF.
    Os programas de IATF oferecem uma abordagem organizada e prática para o uso da IA, além de melhorarem a eficiência reprodutiva, genética e produtiva dos rebanhos. O uso da IATF antecipa a prenhez na estação de monta e a idade a primeira concepção das novilhas, aumentando significativamente a eficiência reprodutiva, produtiva e o retorno econômico do setor. Recentes estudos evidenciaram que os sistemas de cria que utilizam a IATF apresentam redução de 37,7% na emissão de CO2 equivalentes (produz mais bezerros de qualidade genética com menos matrizes que a monta natural), colaborando com a sustentabilidade da pecuária. Evidencia-se, também, que a nutrição, além de outros fatores, exerce papel importante na reprodução e afeta diretamente o desempenho da IATF. Entretanto, ainda existem mitos e realidades sobre os fatores que podem afetar o sucesso desta biotecnologia. O objetivo dessa revisão é apresentar e discutir os principais temas que impactam a eficiência da IATF em rebanhos de corte.
  • Editor: Belo Horizonte
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 625-646.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.