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Caracterização dos graduandos em medicina veterinária quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem

Duarte, Danilo Maciel

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia 2017-12-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Caracterização dos graduandos em medicina veterinária quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem
  • Autor: Duarte, Danilo Maciel
  • Orientador: Corrêa, Rodrigo Romero
  • Assuntos: Alunos; Caracterização; Ensino; Graduação; Medicina Veterinária; Teaching; Students; Graduation; Characterization; Veterinary Medicine
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho teve como objetivo a caracterização dos alunos do quarto e quinto anos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. Com a utilização do método Delphi, 105 alunos expressaram seus sentimentos frente à 42 afirmativas geradas por especialistas abordando os temas em questão. O presente estudo revelou que os discentes necessitam de inclusão tecnológica no ensino, porém aproximadamente 90,4% acreditam que o uso de animais em aula é importante para a formação do Médico Veterinário. As expectativas futuras de trabalho e salariais aparecem como principal causa de estresse e frustração, fatores que interferem negativamente no aprendizado. Os professores aparecem como o grande exemplo a ser seguido e que o professor é ferramenta primordial no processo ensino-aprendizagem. Conclui-se com o presente trabalho que os alunos de graduação preferem aulas que utilizam tecnologia em sua aplicação, pois esta é a ferramenta mais natural para a atual geração. O uso de simuladores é bem aceito pelos alunos, porém não há aceitação em deixar de utilizar animais vivos nas atividades de ensino. As características de irritação, cansaço e desinteresse podem estar diretamente relacionadas à distância entre a forma de ensino adotada pelos docentes e a forma de aprendizado natural dos atuais alunos. Expectativas salariais ruins e a frustração frente ao mercado de trabalho de grande concorrência geram ansiedade e medo nos alunos que se aproximam da conclusão do curso. Os professores ainda são os maiores exemplos para os alunos, que se espelham em suas atitudes, conceitos éticos, respeito e demonstrações emocionais nas atividades didáticas.
  • DOI: 10.11606/D.10.2018.tde-10042018-122637
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Data de criação/publicação: 2017-12-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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