skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Educação de corporeidades e psicologia do esporte estudo de caso de um grupo esportivo

Luciana Ferreira Angelo Marcos Ferreira dos Santos

2002

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 371.30 A265e )(Acessar)

  • Título:
    Educação de corporeidades e psicologia do esporte estudo de caso de um grupo esportivo
  • Autor: Luciana Ferreira Angelo
  • Marcos Ferreira dos Santos
  • Assuntos: BASQUETEBOL; INTERDISCIPLINARIDADE; PSICOLOGIA DO ESPORTE
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho refere-se a uma busca de compreensão e articulação teórica dos aspectos relacionados à imagem corporal dos atletas e comissão técnica de uma equipe de basquete masculina profissional e suas inserções na constituição de um inconsciente grupal que influencia a educação recíproca das corporeidades naquela modalidade coletiva. A escolha do basquete se deu em virtude da prática profissional e das indagações com relação às situações observadas pela autora, durante a realização do acompanhamento e orientação psicológicos, frente à equipe praticante da modalidade coletiva. Como sujeito desta pesquisa temos uma equipe de basquete profissional e sua respectiva comissão técnica, atuante em campeonatos estadual e nacional, constituída por dezessete integrantes: treze atletas, um técnico, um preparador físico e dois auxiliares técnicos, todos do sexo masculino, com níveis de instrução variados. Foram gravadas seis fitas de vídeo, no decorrer da temporada de 2000, sendo três de jogos e três de treinos. Destas, foram selecionadas uma fita de treino e uma de jogo, onde a autora destaca e analisa situações representativas dos esquemas corporais simbólicos grupais. Com bases nas referências teóricas fornecidas por Campbell, Kaës, Keleman, Merleau-Ponty, Pichon-Rivière, Rubio e Weinberg & Gould, a dissertação busca traçar caminhos interdisciplinares para a compreensão do fenômeno corporeidade. Os resultados sugerem que as expressões corporais e
    sua consciência individual interferem na dinâmica do grupo e, consequentemente, em seu resultado, contribuindo para a formação do esquema corporal grupal, que fornece subsídios para a re-apropriação daqueles corpos-sujeitos no processo recíproco de uma educação de corporeidades
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 168 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.