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Objective structured clinical examination (OSCE) para profissionais de enfermagem pediátrica e neonatal: construção e validação de formulários de feedback

Silva, Ifé Odara Alves Monteiro Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2021-07-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Objective structured clinical examination (OSCE) para profissionais de enfermagem pediátrica e neonatal: construção e validação de formulários de feedback
  • Autor: Silva, Ifé Odara Alves Monteiro Da
  • Orientador: Aredes, Natália Del'Angelo; Fonseca, Luciana Mara Monti
  • Assuntos: Avaliação Educacional; Enfermagem; Enfermagem Neonatal; Enfermagem Pediátrica; Educational Evaluation; Neonatal Nursing; Nursing; Pediatric Nursing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Objective structured clinical examination (OSCE) ou exame clínico estruturado objetivo é uma estratégia de avaliação por competências, que foi introduzido por Hardem em 1977, que utilizam estações clínicas que promovem autonomia e reflexão aos participantes. O OSCE foi projetado para avaliar habilidades clínicas e competências técnicas utilizando-se de ambiente simulado de aprendizagem. Ao término de cada estação de OSCE, o avaliador responsável por aquela estação, é auxiliado por um formulário ou check list sobre as ações esperadas para o caso clínico, e realiza o feedback do desempenho junto com o participante. Este um momento decisivo para a consolidação da aprendizagem e exerce grande influência na motivação. Desta maneira, é importante que os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde sejam analisados, discutidos, e resolvidos por meio da prática baseada em evidências, metodologias ativas e decisão conjunta da equipe. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver e validar formulários de feedback estruturado para estações de OSCE em enfermagem pediátrica e neonatal. Este é um estudo de natureza metodológica baseado nos prescritos de Polit e Beck, na qual obtém, organiza e analisa dados para abordar a elaboração e validação de conteúdo do formulário por peritos. Nos resultados, após calculado o Índice de Validação de Conteúdo, foram desenvolvidos oito formulários de feedback com quatro estações clínicas sobre a assistência em enfermagem pediátrica e neonatal. Os formulários foram organizados por estação para profissionais de enfermagem, bem como para enfermeiros. A validação do conteúdo dos formulários contou com a participação de 20 peritos, onde foi alcançado uma média de 11,65 pontos na Classificação de Ferhing. Os formulários de OSCE receberam \"concordo\" e \"concordo fortemente\" por mais de 90% dos peritos. O índice de concordância entre os peritos obteve um valor superior a 0,9. Os apontamentos sugeridos pelos peritos foram implementados na versão 2 dos formulários. Diante do exposto, os formulários apresentam estruturas robustas para uso no feedback formativo durante a OSCE acerca do cuidado em enfermagem pediátrica e neonatal.
  • DOI: 10.11606/D.22.2021.tde-15122021-084509
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-07-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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