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Cotidiano das alunas pioneiras da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto: 1953-1957

Sousa, Tatiana De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2014-09-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cotidiano das alunas pioneiras da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto: 1953-1957
  • Autor: Sousa, Tatiana De Oliveira
  • Orientador: Luchesi, Luciana Barizon
  • Assuntos: Cotidiano; Enfermagem; Escolas De Enfermagem; História Da Enfermagem; Daily; History Of Nursing; Nursing; Nursing Schools
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o cotidiano das alunas pioneiras (1953- 1957) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP- USP). Trata-se de estudo de perspectiva histórica com utilização do método da História Oral e análise documental. Esta metodologia foi empregada em virtude da necessidade de construir fontes sobre os primórdios da EERP-USP. A comunidade de destino, no presente estudo foi composta por todos os estudantes que conviveram na EERP-USP, de 1953-1957. Destaca-se como colônia as egressas da primeira turma, composta por dez (10) alunas, sendo duas já falecidas. Deve-se ainda considerar a existência de duas redes, em virtude do regime de internato não obrigatório adotado pela EERP-USP: 1ª. rede - alunas que residiram no internado, 2ª. rede - alunas que não residiram no internato. Foram realizadas 7 entrevistas, dentre as quais, cinco (5) foram analisadas segundo o conjunto de técnicas para análise de conteúdo de Bardin (2005). Foram elencadas 286 unidades de análise, dentre essas, 130 foram excluídas em razão de não explicitarem o cotidiano das estudantes pioneiras, segundo o referencial teórico adotado. O corpus documental analisado foi composto por 156 unidades de análise elencadas em seis (6) categorias: Organização da vida privada; Organização do trabalho; Lazer; Preconceito; Descanso e Intercâmbio. Observa-se que a instauração da imagem da enfermeira diplomada em Ribeirão Preto, através da EERP-USP enfrentou obstáculos frente à presença de preconceitos da sociedade local em relação a imagem do enfermeiro. Estratégias de marketing como palestras, rádio, prospectos foram colocados em prática no sentido de divulgar a enfermeira diplomada. A formação da enfermeira, na EERP- USP, através não apenas do ensino, mas de todo o processo de emolduramento comportamental das alunas, contribuiu para a divulgação da profissão. Para o alcance desses objetivos, observou-se que o cotidiano das estudantes foi cercado de estratégias de vigilância hierárquica e sanções normalizadoras, que permitiram assimilação de um \"comportamento modelo\" e exemplar com vestígios de influência canadense, no ensino e comportamento. Por outro lado, a formação científica, cultural e comportamental, promovia a formação de estudantes de elite, com possibilidade alcance de cargos de liderança no campo científico da Enfermagem nacional e internacional
  • DOI: 10.11606/D.22.2014.tde-06022015-195959
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2014-09-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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